spot_img
sexta-feira, maio 17, 2024

Últimos Posts

Dançarino de Breaking participa do Espetáculo “O Quebra – Nozes no Mundo dos Sonhos” de Márcia Haydée

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, dirigida por Inês Bogéa, finaliza sua temporada de 2022, intitulada Cor do Arco-Íris, com a estreia essa semana da mais nova obra de Márcia Haydée.

De 1 a 4, e de 8 a 11 de dezembro, a SPCD volta ao Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerido pela Amigos da Arte, com o espetáculo “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”, segunda obra da consagrada artista para a Companhia após “O Sonho de Dom Quixote(2015), que foi sucesso de público e de crítica no Brasil e internacionalmente.

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos é uma releitura do livro de E.T.A. Hoffmann (1778-1822), e narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível por um reino mágico e dançante. O popular conto natalino, nesta versão de Márcia Haydée, uma das mais importantes artistas do país a construir carreira na Europa como diretora de dança e primeira-bailarina, além do ballet clássico traz referências do nosso país e de outras danças com passagens por mundos da capoeira, do samba, das danças urbanas e nela o Breaking, novo esporte Olímpico de Paris 2024.

Na releitura de Márcia Haydée o breaking é representado pelo estudante da São Paulo Escola de Dança e B-Boy Yeshua Rebello (16) que participa do primeiro e do segundo elenco da temporada. O menino que dança desde os 5 anos de idade breaking se diz encantado com a oportunidade que está tendo.

São dele as palavras: “Começar no mundo dos espetáculos participando de O Quebra Nozes é algo incrível! O tempo de ensaio com a turma de Danças Urbanas e com Ciça Veronese que é nossa professora tornou a experiência muita mais especial sem falar no carinho da Márcia Haydée que é uma lenda, de todos os dançarinos que fazem parte do elenco e toda a equipe da São Paulo Escola de Dança entendendo e adaptando os nossos movimentos das Danças urbanas, do Breaking ao Quebra Nozes foi uma combinação emocionante e fantástica! Só tenho gratidão a Deus, aos meus pais que sempre incentivaram, ao meu coach Eder Devesa que trabalha o breaking comigo e a São Paulo Escola de Dança que acreditou em mim e me deu essa incrível oportunidade espero fazer o meu melhor sendo a primeira de muitas oportunidades!”

Falando de Breaking: Yeshua Rebelo, conhecido no Hip-Hop como B-Boy Eagle esteve presente em diversos eventos nacionais como: “Batalha Final” durante a Virada Esportiva SP, onde ganhou o Kids, Rival vs Rival, Quando as Ruas Chamam, em Brasília, Break SP. No Arena Breaking Kids, onde ganhou o 1º lugar, Festival Santo Ângelo de Dança em 2020, onde ficou com o 1º lugar, sendo também dançarino revelação do evento. 1º lugar no “Quebrada Viva Battle kids”, 2º lugar na International Kids Battle do Expo Hip-Hop e 1º lugar no Dancers4Life. Fora do Brasil, foi destaque no Festival Norte em Dança, em Portugal, onde tirou o 1º lugar ganhando vaga no Waves Competition in Belgium and the Netherlands, Festival Mundial B de Dança, em Braga, Portugal onde conquistou o 2º lugar, competiu também na Porto World Battle, ficando no Kids entre os 16 melhores do mundo. Em 2021, 1º lugar no All Dance International, que aconteceu nos EUA ganhando vaga para o mundial em Las Vegas . E também foi destaque no evento Danzart, da Espanha, o que lhe rendeu outra vaga na final mundial.

Sobre o preparo: Acontece durante treinos diários que nunca pararam, e que levam até 5 horas. Ainda duas vezes por semana estuda Danças Urbanas na São Paulo Escola de Dança, faz Ballet na Pariz Escola de Dança e está no processo seletivo para o curso regular de Dança e Performance também na SPCD. Fora isso cuida da alimentação, que deve ser saudável e regrada para aguentar os treinos de todos os dias. Agora em novembro Yeshua Rebello conquistou também seu DRT passando por uma banca individual do Sinddança. Curiosidades sobre o espetáculo: Os irmãos mais implicantes da história dos balés de repertório apresentam, nesta versão, uma relação de companheirismo e carinho – além de levarem os nomes dos bailarinos que os interpretam. Drosselmeyer, o padrinho excêntrico de Clara, é um inventor com uma oficina cheia de elementos mágicos; o personagem é inspirado no avô de Márcia. No Reino das Luzes, eles são levados ao Mundo dos Sonhos e são recebidos por Vega, a estrela mais brilhante da constelação.

Serviço:

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, de Márcia Haydée

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP

Datas: 1 – 4 e 8 – 11 de dezembro de 2022

Horários: Quinta e sexta, às 20h | Sábado, às 16h e 20h | Domingo, às 17hCapacidade física: 827 lugares

Acessibilidade: Sim

Classificação: Livre | Duração: 2h

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca