Home DiscosAlbum Rincon Sapiência reforça o discurso de empoderamento preto em disco, “Galanga Livre”

Rincon Sapiência reforça o discurso de empoderamento preto em disco, “Galanga Livre”

por ZonaSuburbana

MC de grande destaque na atual cena do rap nacional independente, Rincon Sapiência lança o seu primeiro e tão aguardado álbum, intitulado “Galanga Livre”.

O disco “Galanga Livre” traz influências da negritude que vão desde a capoeira até o blues, passando pelo coco e pela tropicália, até o afrobeat, permeadas pela veia rock and roll que caracteriza a obra de Rincon Sapiência.

Com 11 faixas e mais duas bônus tracks – o projeto atesta seu talento como produtor, as músicas foram todas produzidas pelo próprio rapper, com exceção de “Amores às Escuras”, produzida por Gambia Beats. Com co-produção musical, mixagem, e direção do experiente William Magalhães (Banda Black Rio), união que conferiu o equilíbrio entre a ancestralidade e o moderno.

Rincon cria a narrativa sobre o crescente empoderamento dos pretos e pretas no Brasil. A história se desenvolve a partir da saga de liberdade do escravo Galanga, personagem de um conto fictício criado por Danilo Albert Ambrósio, o cidadão do mundo que assina artisticamente com o nome de Rincon Sapiência. Após sua fuga, Galanga passa pela quebra das antigas correntes que prendiam o ex-escravo, que agora liberto se aventura pelas ruas da cidade grande, numa mistura de ficção e da cruel realidade rotineira dos grandes centros urbanos. No caminho, as músicas são a trilha sonora do relato sobre as armadilhas da opressão secular que se impõe ao povo preto. Transitando entre uma África onde viveram reis e rainhas e a África diaspórica futurista que hoje ocupa as metrópoles, Galanga desfila livre e imponente o orgulho de suas origens através da afirmação política e da estética preta.

O resultado é uma sequência de afro raps intensos, que alternam na medida certa um discurso cortante sobre a autoafirmação dos afro-brasileiros com baladas mais sutis sobre temas cotidianos que, ainda assim, conservam um olhar crítico. Tudo isso é balanceado pela habilidade nata de Rincon Sapiência em jogar com as palavras e por sua notável fome de rima, que o consagram como um dos Mc’s mais talentosos do rap nacional. No álbum “Galanga Livre” sente-se a força da versatilidade do rapper, revelada pela sua total imersão no processo criativo de suas músicas desde a ideia inicial até o produto final. Assim, o disco sinaliza a impressionante evolução de suas produções independentes, expondo como Rincon tem escurecido o seu verso e a sua música através de uma postura de afrontamento no debate da identidade preta na atualidade. Como diz o Mc: se a vida é um filme, seu Deus é que nem Tarantino, e ele tá tipo Django. Livre!

O disco “Galanga Livre”, está disponível para download gratuito via ONErpm.

Ouça, abaixo:

+em www.facebook.com/rinconzl

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações