Home Editorial Precursor no rap e na cena sound system, U-Roy volta com o single “Stop That Train” com participação de Rygin King
U-Roy - Stop That Train

Precursor no rap e na cena sound system, U-Roy volta com o single “Stop That Train” com participação de Rygin King

por ZonaSuburbana

O terceiro single do disco póstumo do lendário U-Roy é “Stop That Train” e conta com a participação de uma estrela em ascensão na Jamaica: o jovem Rygin King, que descreve seu som como “dancehall trap”. Faça o pré-save do álbumSolid Gold U-Roy.

Enquanto Rygin King canta a melodia, o mestre U-Roy faz as vozes de toaster, ou seja, de canto-falar sobre o ritmo da música.

A técnica do “toasting” foi criada nos anos 60 e disseminada mundialmente, levando U-Roy ao posto de precursor deste estilo tanto na cena sound system e da dub music quanto no hip hop. A guitarra hipnótica de Zak Starkey pulsa suavemente numa base dub.

Para os amantes da música jamaicana, “Stop That Train” já é velha conhecida. Sua versão original é um ska de 1965, da banda The Spanishtonians.

A música foi reinterpretada e sampleada por inúmeros artistas da Jamaica e do mundo. Seu mais famoso cover é de Keith & Rex (1967), versão que foi parar na discografia de artistas como Beastie Boys, Clint Eastwood e Vanilla Ice.

O selo Trojan Jamaica orgulhosamente anuncia, em 16 de julho, o lançamento do disco póstumo do homem que transformou a música jamaicana no final dos anos 60: “Solid Gold U-Roy”.

O álbum foi originalmente programado para sair em 2020 acompanhado de uma turnê mundial, mas infelizmente a pandemia atrasou os planos. Em 17 de fevereiro de 2021, a notícia do falecimento de U-Roy repercutiu mundialmente. Homenagens por sua indiscutível relevância para a música não faltaram na imprensa mundial. 

Exatamente um ano antes, U-Roy fazia sua última tour no Brasil ao lado de artistas como: BNegão, MiniStereo Público e Russo Passapusso, Digitaldubs e os fundadores do selo Trojan Jamaica, Zak Starkey e Sharna Liguz.  

O álbum “Solid Gold U-Roy” se tornou uma celebração de estrelas do reggae e fãs do gênero, como Ziggy Marley, Shaggy, Mick Jones (The Clash), Santigold, Sly & Robbie, David Hinds (Steel Pulse) e mais. Lançamento: 16 de julho de 2021.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações