spot_img
quinta-feira, abril 18, 2024

Últimos Posts

Monarckas realiza “A Quebrada É Boa em Sapopemba”, que fomenta arte e lazer a partir da cultura hip-hop

O grupo Monarckas – atuante em Sapopemba, Zona Leste paulistana, há 20 anos – realiza no dia 07 de abril de 2024, o evento A Quebrada É Boa, a partir das 18 horas. Com atividades que contemplam os elementos do hip-hop – MC’s, DJ’s, Breaking e Grafite – o evento acontece na Av. Sapopemba, 13.525, sendo aberto à toda a comunidade.

Além dos integrantes do MonarckasRonneléo.malik e DJ Dablyo, soma-se ao evento a rapper Freeda, revelação 2024 no papel de MC residente. Nesta edição, o evento traz atrações convidadas – Monkey Jhayan e a selecta Juta Posse – e conta com participação de B-boys e B-girls do Future K e da grafiteira Kari. O público também vai desfrutar de vivências e oficinas ministradas pelos integrantes do Monarckas, por Kari e pelo Future K.

Este é o primeiro de uma série de cinco encontros. Os próximos estão previstos para os dias 19/04 (às 18h, Terminal Sapopemba), 15/05 (às 19h, Quadra Moleque Travesso), 23/06 (às 17h, Quadra da 70) e 14/07 (às 18h, Praça do Botafogo). A realização de A Quebrada é Boa, em 2024, pelo grupo Monarckas foi viabilizada pela 20ª Edição / 2023 do Programa VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Movimento que alia arte e resistência, A Quebrada É Boa pretende reunir a comunidade e celebrar a arte periférica, onde cada um contribui com o a ferramenta que tem, para mostrar que coisas boas estão também na quebrada. “Queremos desmistificar a nossa região como um lugar lembrado só pela violência. As pessoas que vivem em Sapopemba, ou em qualquer outra periferia, merecem respeito, e arte, e cultura, porque existe efervescência cultural e muita gente que faz de Sapopemba um lugar que vibra na arte”, declara o DJ Dablyo. O lemado Monarckas está na letra da música do grupo “Pense em Si”: “Não fique parado esperando acontecer, seja a mudança que deseja ver”. O Ronne Cruz declara: “A Quebrada é Boa traduz a mudança que desejamos ver na nossa quebrada”.

A Quebrada é Boa teve início no ano de 2013, quando os integrantes, todos de Sapopemba, notaram a urgência de ir além do fazer artístico, de realizar shows. “Era preciso introduzir na comunidade ações afirmativas cotidianas para ocupar a lacuna deixada pela falta de acesso aos bens culturais permanentes em nosso território. Para isso, lançamos mão da ferramenta que transformou nossas vidas: o movimento hip-hop”, comenta Ronne Cruz.

Periodicamente, o Monarckas passou a realizar shows itinerantes com vivências e oficinas de MC, DJ, grafite e dança, além de deixar o microfone aberto para quem desejasse recitar poemas ou mostrar músicas em pontos de difícil acesso das ruas, becos e vielas do região. “O melhor resultado deste período de iniciativa foi atribuir o verbo esperançar na comunidade e ver o ‘riso da criança mais triste e carente’, como diz a letra do Racionais MC’s”, comentam. 

A objetivo do projeto é ser um elemento transformador; propiciar o desenvolvimento pessoal e comunitário, construindo pontes entre o conhecimento e o bem viver de crianças, jovens, adultos(as) e idosos(as) do Sapopemba, além de estimular a prática da cidadania e uma nova abordagem das narrativas, tirando-as do círculo vicioso da sociedade que transborda desigualdades sociais nas periferias.

Nos meus primeiros passos no hip-hop, no início dos anos 90, aprendi através da oralidade e de vivências o poder transformador dessa cultura. Cada elemento do hip-hop respeita a individualidade. No meu caso, sempre apreciei a luta nos bastidores, e neste universo escolhi ser DJ, mal sabia eu do poder dessa função na vida das pessoas. Amo o que faço e o nosso projeto A Quebrada É Boa me dá a oportunidade de aprender e ensinar ao mesmo tempo”, declara DJ Dablyo. E o MC léo.malik completa: “Com A Quebrada é Boa eu consigo notar uma gama de saberes na territorialidade ‘minha quebrada’, que explora o melhor do seu viés artístico-cultural, onde os residentes tem muito a oferecer”.

Serviço:


Evento: A Quebrada É Boa

Data: 07 de abril de 2024 – Domingo, às 18h

Local: Av. Sapopemba, 13.525 – Jardim Adutora. São Paulo/SP.

Próximo à Estação São Mateus – Monotrilho

Gratuito – evento ao ar livre. Duração: 4h. Classificação: Livre.

Intérprete de Libras (apresentações do grupo Monarckas).

Apresentações

MC’s: Ronne Cruz, léo.malik e Freeda

DJ residente: DJ Dablyo

Atrações convidadas: Monkey Jhayan e Juta Posse (dancehall)

Grafiteira: Kari

B-boys e B-girls: Future K

Oficineiros/as: grupo Monarckas, Kari e Future K

EQUIPE – Fotografia: Mateus Silva. Vídeos: Lucas Clarity. Arte gráfica: Mattenie. Rodie: Beto Premier. Técnico de som: Flavio FL. Produção artística: léo.malik e Dablyo. Produção executiva e administrativa: Pião Produções Artísticas. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Monarckas.

Próximas apresentações

19 de abril – Sexta-feira, às 18h

Local: Terminal Sapopemba

Av. Arquiteto Vilanova Artigas, S/N – Sapopemba. São Paulo/SP.

15 de maio – Quarta-feira, às 19h

Local: Quadra Moleque Travesso

Rua Raia, 94 – Jd. Planalto (Praça Moleque Travesso). São Paulo/SP.

23 de junho – Domingo, às 17h

Local: Quadra da 70

Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, S/N – Sapopemba. São Paulo/SP.

14 de julho – Domingo, às 18h

Local: Praça do Botafogo (Praça Noemia Campos Sica)

Rua Ana Popovici, S/N – Sapopemba. São Paulo/SP.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca