spot_img
quinta-feira, abril 18, 2024

Últimos Posts

Florianóia – Ritmo e Poesia na Melhor Capital do País [Documentário]

Florianópolis foi a capital brasileira com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em 2013, mas está longe de ser perfeita. O rap da cidade é uma das vozes que se levantam para questionar e discutir o que há por trás da “Ilha da Magia”.

Neste documentário, o rapper Rael LdC e o grupo Arma-Zen representam o cenário atual do ritmo em Florianópolis. Mizinho, o pioneiro do gênero na cidade, e Edsoul e Wagner Kchaça, rappers da primeira geração, fazem um resgate histórico das rimas de Floripa. Angela Maria de Souza, pesquisadora da UNILA, com diversos trabalhos sobre o hip hop em Florianópolis, contextualiza o movimento na cidade.

“Tudo surgiu na disciplina do curso de Jornalismo da UFSC em que tínhamos quatro meses para desenvolver um documentário. O Giovanni e eu escolhemos esse tema com o intuito de mostrar o que as letras dos grupos de rap de Florianópolis falam da nossa cidade e dar voz a esse discurso que mostra outra realidade. Aproveitamos a oportunidade também para fazer um resgate histórico do movimento na Capital.

Buscamos ser objetivos na hora de editar e as entrevistas foram tão boas, que o resultado também foi legal, embora tenha ficado muita coisa de fora. Depois de finalizado a gente vê como esse trabalho foi importante para a nossa formação e esperamos que contribua também para o movimento hip hop de Florianópolis.

Quanto ao título, ‘Florianóia’ é o nome de uma música do Arma-Zen (um dos nossos entrevistados), que mostra uma parte de Florianópolis que pouca gente conhece. Pedimos ao grupo, eles autorizaram e a gente batizou o trabalho com esse nome. Já a expressão ‘ritmo e poesia na melhor capital do país’ é relacionado ao resultado do IDH 2013, divulgado em julho e que colocou Floripa como a melhor classificada entre as capitais. Isso acaba mascarando diversos problemas que a cidade tem e nada melhor que o rap para trazer a tona esses problemas e lançar um pouco de realidade na ‘Ilha da Magia’.” disse o estudante Lucas com exclusividade para ZonaSuburbana. Vida longa Rap Floripa!

Este documentário foi produzido por Giovanni Bello e Lucas Inácio, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho foi realizado para a disciplina Grande Reportagem em Vídeo durante o segundo semestre de 2013.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca