Home EditorialDinossaurosRAP Disco Rap: “Rap é Compromisso” do eterno maestro do Canão Sabotage

Disco Rap: “Rap é Compromisso” do eterno maestro do Canão Sabotage

por Jefferson Ferreira

No ano 2000 o rapper Sabotage, que já vinha fazendo barulho com a família RZO, lança seu primeiro disco solo, o aclamado “Rap é Compromisso”, gravado pela Cosa Nostra dos Racionais MC’s e com produção de Tejo Damasceno, Daniel Ganjaman, Zegon e DJ Cia. O álbum trouxe todo o talento e carisma do maestro do Canão com letras que retratam o cotidiano nas favelas e que dialoga com o povo da periferia.

O álbum levou oito meses para ser produzido, porém as gravações iniciaram em 1998, como uma forma de lapidar o material bruto do rapper que estava em sua fita demo “Supervisionando a Sociedade”, de 1997. A grande história por traz do álbum é o resgate feito por Rappin Hood e Sandrão, que tiraram Sabotage do mundo crime, levando-o até a laje de Helião e o inserindo no mundo da música.

Rap é Compromisso” está recheado de participações especiais, como Negra Li, em “Rap é Compromisso” e “No Brooklin” e dos parceiros do RZO em “Incentivando o Som” e “Respeito é Pra Quem Tem”, Rappin Hood e Potencial 3, em “A Cultura”, Cascão, do Trilha Sonora do Gueto, em “Na Zona Sul”, a dupla Sombra & Bastardo, em “Cocaina”, e ainda vez conexão com o rap do Rio de Janeiro, com Black ALien em “Um Bom Lugar” e com o rock nacional, com a participação do Chorão, do Charlie Brown Jr, em “Cantando Pro Santo”. O álbum vendeu 1.734.461 cópias, sendo certificado como Diamante Triplo pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos, hoje sob o nome de Pró-Música.

Rap é Compromisso” é o único álbum do rapper Sabotage em vida, é considerado um dos álbuns mais importantes da história do rap no Brasil, pois traz a poesia marginal do maestro do Canão, que se apresenta de forma ímpar, mostrando a visão de Sabotage, de forma direta, simples e ao mesmo tempo inconfundível e inigualável. Dezoito anos depois e o registro se mantém autentico e atual, cravado na história do rap nacional.

Confira abaixo essa obra:

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações