spot_img
terça-feira, março 19, 2024

Últimos Posts

Com GOG, festival celebra o centenário de Paulo Freire neste domingo (19)

Neste domingo (19/09/21), celebramos o centenário do educador, referência mundial em pedagogia, Paulo Freire. O rapper GOG faz parte do line-up do Festival Cultura Educa, que vai ao ar no YouTube no mesmo dia, 19 de setembro. Com artistas como Chico César, Teago Oliveira e Versa Libertália, o evento terá retransmissão em TV aberta.

Paulo Freire é o Patrono da Educação Brasileira, título concedido pelo Governo Federal em abril de 2012. Educador e filósofo, é conhecido mundialmente pelo método de ensino que desenvolveu, colocando o aluno em evidência e tendo maior poder de decisão sobre o que lhe é ensinado. No dia 19 de setembro, o Brasil que se importa com a educação comemora o centenário de Paulo Freire e um novo evento chega para jogar mais luz sobre o filósofo: o Festival Cultura Educa.

Durante 10 dias, o Festival Cultura Educa vai trazer debates e shows. Além da transmissão online, haverá também a retransmissão dos melhores momentos na TVT (canal 44.1 – São Paulo). O canal do YouTube é www.youtube.com/c/FestivalCulturaEduca.

A programação do Festival Cultura Educa

• 9/set (quinta):
– 19h: Debate “Quem tem medo de Paulo Freire?” com o Prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira e a Chefe de gabinete da deputada Luiza Erundina (PSOL) Muna Zeyn. Mediação: Mateus Novaes (Coletivo Cidadania Ativa).
– 20h20: Shows – Versa Libertália (abertura) e Teago Oliveira

• 10/set (sexta):
– 19h: Debate “O método na prática. Paulo Freire na sala de aula” com a professora alfabetizadora Nilma Sladkevicius, a Profª. Drª. Nima Spigolon. Mediação: Mariana Martins Lemes (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).
– 20h20: Shows – Dani Carmesim (abertura) e GoG

• 11/set (sábado):
– 17h: Debate “Segundo Exílio”? Paulo Freire e o retrocesso brasileiro” com o professor Juliano Peroza e a professora do CENPEC Maria Cristina de Campos Pires. Mediação: Mateus Novaes (Coletivo Cidadania Ativa).
– 18h20: Início dos Shows – Marcos Wilder (abertura) e Chico Cesar

• 13 a 19/set: transmissão na rede TVT de três episódios contendo os melhores momentos dos shows.
• 19/set (centenário de Paulo Freire): retransmissão dos shows pelo canal do Festival Cultura Educa, incluindo trechos inéditos.

Festival Cultura Educa tem perfil no Instagram e canal no YouTube.

Curriculum dos debatedores e mediadores:

• Quem tem medo de Paulo Freire?
Debatedor 1:
 Prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira. Professor de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo, campus Piracicaba. Pós-doutor com pesquisa no campo dos direitos humanos. Doutor em Filosofia. Mestre em Ciências da Religião. Twitter: @Prof_Adelino_. Instagran: @professor_adelino.
Debatedora 2: Muna Zeyn. Chefe de gabinete da deputada Luiza Erundina (PSOL).
Mediador: Mateus Novaes (Festival Cultura Educa) é formado em Filosofia pela FFLCH/USP. Servidor público do legislativo municipal de São Paulo, integrante da Índio Indie e do Coletivo Cidadania Ativa.

• O método na prática. Paulo Freire na sala de aula.
Debatedora 1:
 Nilma Sladkevicius. Professora alfabetizadora Educação de Jovens e Adultos (EJA), na EMEIEF Luiz Bortolosso, em Osasco (SP). Pós-graduada nos cursos: Especialização em Educação de Jovens e Adultos / Pedagogia Social na EJA / Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, pela Universidade de São Paulo. Vencedora do Prêmio Educador Nota Dez 2019.
Debatedora 2: Nima Spigolon. Poeta. Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua na Faculdade de Educação (FE). Pesquisadora e estudiosa de Elza Freire e Paulo Freire tendo no casal sua principal referência teórica-metodológica e epistemológica. Instagram: @rosanina.rubra.
Mediadora: Mariana Martins Lemes. Geógrafa, professora e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atuou por seis anos em escolas estaduais e, hoje, compõe a equipe curricular de Geografia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em 2019, ganhou o prêmio Educador Nota 10, pelo projeto “Agricultura no Brasil: o que vamos colher no futuro?”, desenvolvido com estudantes do 9º ano em parceria com professoras de outras áreas do conhecimento. Estuda e pesquisa a área da educação, com destaque para políticas públicas educacionais e seu impacto na prática docente. ▪ Instagram: @mariana.martins.lemes.

• “Segundo Exílio”? Paulo Freire e o retrocesso brasileiro.
Debatedor 1: 
Juliano Peroza. ▪ Professor do Instituto Federal (Campos Iratí-PR). Autor do livro “Pedagogia do Inédito Viável: O pensamento utópico freiriano e a formação de professores”.
Debatedora 2: Maria Cristina de Campos Pires. Professora do “Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)”. Participante do Coletivo Paulo Freire de São Paulo.
Mediador: Mateus Novaes (Festival Cultura Educa) é formado em Filosofia pela FFLCH/USP. Servidor público do legislativo municipal de São Paulo, integrante da Índio Indie e do Coletivo Cidadania Ativa.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca