Home Rap Nacional RUKA fala sobre “Afroestima” em primeira música solo

RUKA fala sobre “Afroestima” em primeira música solo

por ZonaSuburbana

RUKA, integrante do grupo Freelogia, faz sua estreia na cena com um trabalho carregado de significado, ancestralidade e amor próprio. Intitulado “Afroestima“, o som surgiu em um momento difícil, em que o MC e compositor paulistano de 22 anos estava em conflito com sua autoestima. “Isso acontece desde sempre, pois como todos os negros sabem, passamos por questões como essa diariamente e vivemos numa luta para autoafirmar nosso amor próprio“, destaca.

Ao invés de guardar isso para si, RUKA resolveu usar sua fase de vulnerabilidade para desenvolver o seu primeiro trabalho solo, após cinco anos se dedicando exclusivamente a produções do grupo. Ele afirma que usar sua insegurança para compor “Afroestima” o ajudou a ressaltar a mensagem de aceitação, conscientização racial e a reverter a angústia sentida na pele para um grito de liberdade. A produção conta com instrumental de Nicholas Santos e um lyric vídeo feito por Derick, com ilustrações de Jorge.

Inicialmente se tratava de um single para o lançamento do meu projeto solo, mas no meio do caminho tive contato com um projeto sócio-racial independente chamado Afroestima, que não só deu o título para música, como trouxe ainda mais valor a ela.  É importante dizer que esse projeto foi criado pelo Victor Eduardo  e tem como objetivo cuidar da estima da população preta, que é exatamente o motivo principal do som“, explica.

Para o futuro, RUKA adianta que muitos projetos solos estão por vir, mas que permanece empenhado criando e produzindo no Freelogia. Ele afirma que já está projetando o seu primeiro EP, ainda sem previsão de lançamento.

Vejo minha música causando uma identificação, que estimula reflexões importantes, principalmente em relação a saúde mental. Acho importante esse impacto pessoal. Só depois de alguns anos me senti seguro e maduro o suficiente para lançar meu primeiro trabalho solo, e me sinto feliz por poder abordar assuntos que sempre tive vontade“, conclui.

Confira o lyric de “Afroestima”:

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações