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sexta-feira, março 29, 2024

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Precisamos falar sobre Vinicius Nave, o zika da rima, zika da base

Vinicius ou melhor, Nave, é por mim por muito tempo o melhor produtor brasileiro, atuante ativamente na cena do hip hop — escrever o texto a seguir, se deve a importância desse cara em toda uma cena do rap nacional, onde deixo claro que você não precisa ser o cara que vai rimar pra ser o maior protagonista, apesar que, Nave rimando, também é protagonista, vamos lá.

Nave Beatz é responsável pela produção das maiores músicas dos maiores artistas do rap nacional, estamos falando de Marcelo D2, Emicida, Rashid, Flora Matos, Karol Conka, Bivolt… entre mil outros cantores que o produtor trabalhou em conjunto e aí pra mim está toda a mágica e pra você entender em forma de vídeo essa importância do Nave na cena nacional, recomendo esse bate papo realizado pelo parceiro Ronald Rios.

Acredito que o Nave era um beatmaker que vendia seus beats igual a maioria da cena dos beatmakers faziam, isso, década atrás… E você ter um beat do Nave, você automaticamente saberia que ia ser ouvido pelos amantes do bom rap nacional. Até que Nave teve a primeira oportunidade em trabalhar em conjunto com um artista lado a lado e até onde sei isso tem sido bem recorrente nos dias de hoje e acredito que foi isso que mudou o jogo, sua carreira e principalmente o patamar dos artistas em questão.

Antes de falar das suas produções, vale o parágrafo para destacar Nave rimando. Nave teve um grupo de rap chamado Savave, integrado por ele, Will e Thiago Pródigo, em Curitiba/PR. Ver o Nave rimar é ver o quanto esse cara é artista, o quanto a música sem dúvidas é a maior paixão do cara. Sem falar que, Nave rimando é melhor que 70% dos MC’s hoje em dia, rs. Ouça uma das faixas que Nave rimou e quebrou tudo.

Nave é dono da batida de “Desabafo” de Marcelo D2, “Bilhete 2.0” do Rashid, “Boca de Lobo” de Criolo, “O Jeito” de Flora Matos, entre outras mil por aí.

E o foco aqui vai pros discos que ele trabalhou em conjunto e que por mim e pelas pessoas da nossa mídia pautou como melhores trabalhos daquele ano. Começou em 2014, onde o Nave pegou um diamante chamado Karol Conka e lapidou com muita maestria.

Em “Batuk FreakNave mostra porque é o melhor produtor desse país, o disco tem uma variada tão incrível e cada elemento colocado nesse disco faz com que se torne o melhor álbum de 2014 pra mim, aí vemos Nave em conjunto com o artista e o resultado que pode vir acontecer, boom total na cena e na música brasileira. Um ano atrás a cantora estava desbancando a Anitta e a Clarice Falcão no prêmio Revelação do Multishow.

Ano seguinte, 2015, temos de novo Nave e outro artista trabalhando em collab e aí meus amigos, estamos falando de Rodrigo Ogi, o vovô mais amado do rap e o mais cabreiro também, Ogi é aulas. “” de Ogi é o melhor álbum de rap de 2015 e talvez da música brasileira desse ano, esse disco é tão foda que eu não sei nem imaginar o tanto de vezes que eu dei play nessa obra.

Em 2019 Nave trabalhou ao lado de Emicida no disco “AmarElo” e esse disco está com duas indicações no Grammy Latino, trabalhou com a rapper Bivolt e também está concorrendo ao Grammy Latino, vai chegar uma hora que o Grammy não vai será nada para esse cara.

Recentemente o produtor trabalhou com D2 novamente, como de costume, produziu 5 faixas do incrível álbum “Assim tocam os MEUS TAMBORES” e essa talvez tenha sido a experiência mais doida vivida pelos dois! Onde o Nave produzia as músicas em uma Live junto com o D2 ao vivo pela plataforma Twittch.

Nave ficou anos em Curitiba, sendo a maior referência da cidade e desse país em questão de produção musical. Hoje reside em São Paulo e sem dúvidas foi a escolha pra alcançar voos maiores. Quem sabe não vimos um dia o zika da rima, zika da base produzindo pra Kendrick Lamar, J.Cole… quem sabe… Quem tem a ganhar é os próprios artistas.

E por último vou deixar o ultimo single do Emicida que contou com participação da Ivete Sangalo e tem produção do Nave, essa música fecha a história de sucesso desse produtor que cada ano que passa, se torna uma lenda da música brasileira.

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