spot_img
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Últimos Posts

Hip-Hop: entenda como esse gênero musical influencia a moda

Para além de um gênero musical, o hip-hop é um fenômeno que influencia diversas formas de expressão artística, e tem sido uma fonte de inspiração na moda por várias décadas. Com capacidade de amplificar a autenticidade, individualidade e resistência cultural, esse estilo continua a conquistar um número crescente de seguidores.

Origem e impacto na moda

Considerado um dos maiores movimentos culturais contemporâneos, o hip-hop surgiu na década de 70 em bairros periféricos de Nova Iorque. Designados como guetos, essas áreas eram marcadas por uma série de desafios sociais. Assim, os jovens residentes encontraram na música, na dança e na arte os meios para se expressarem e contestarem a realidade.

Entre os anos 70 e 90, o movimento conquistou ainda mais notoriedade, nessa época o estilo musical ganhou vertentes como o rap, o DJing, o breaking e o grafite. Foi nesse cenário que o hip-hop se deparou com nomes como o do fotógrafo da cena Jamel Shabazz e Karl Kani, designer de moda que futuramente seria o fundador da marca que leva seu nome. Esses encontros trouxeram mais potência para o estilo musical adentrar o mundo da moda.

Nos anos 80, o grupo Run DMC foi responsável por popularizar diversos elementos icônicos na moda, como tênis e jaquetas bomber. Já na década de 90, nomes como Tupac e Notorious BIG popularizam marcas como Calvin Klein e Versace, incrementando peças em seus estilos únicos.

Tendências atuais do estilo hip-hop

Atualmente, o estilo hip-hop permanece impactando o mundo da moda e sendo referência para diversos artistas e estilistas. Com a proposta de trazer personalidade aos looks, algumas peças permanecem em alta e outras se adaptaram ao longo dos anos.

Peças oversized

Marcadas pelo estilo largo, volumoso e solto, as peças no estilo oversized foram inicialmente utilizadas pelos jovens dos subúrbios que herdaram as roupas de irmãos e primos mais velhos. O crescimento do estilo veio com o hip-hop utilizando as peças nesse estilo nos anos 90 e 2000. Atualmente, o oversized permanece em alta, com aplicação dos elementos em calças, camisetas e casacos.

Tênis

Com o surgimento do estilo hip-hop e a popularização de nomes do basquete, os tênis saíram do cenário do esporte e foram incorporados como um dos principais componentes dos looks. Se tornando sonho de consumo de muitos jovens, os calçados até hoje ganham coleções exclusivas e edições limitadas. 

Logomania 

A logomania é a proposta de estampar roupas com a logo ou marca, de forma a tornar o monograma o principal aspecto do look. Nos anos 80, em Nova Iorque, no bairro do Harlem, Dapper Dan, proprietário de uma loja, desempenhou um papel crucial na ampliação dessa tendência ao estampar marcas como Louis Vuitton, Prada e Gucci em peças utilizadas pelos jovens do subúrbio.

Grandes artistas como Jay Z, P Diddy e LL Cool J foram responsáveis por apresentar o estilo ao mundo. Após vestirem peças com logomarcas impressas, grandes marcas começaram a lançar roupas com seus monogramas. 

Acessórios

Os acessórios desempenham um papel essencial na construção do estilo hip-hop. Os rappers da época, ao usar bonés, bucket hats e correntes personalizadas, solidificaram suas identidades por meio desses elementos únicos. Com o passar do tempo, esses itens foram implementados na moda e se tornaram marcas registradas do estilo.

Estilo hip-hop para todas as idades

Baseado em conforto, individualidade e identidade cultural, é comum que crianças se sintam atraídas pelo estilo hip-hop e adicionem vários elementos dessa cultura em seu vestuário. É fácil encontrar nos guarda-roupas dos pequenos peças oversized, jaquetas bomber, acessórios como bonés e tênis populares, como o Nike Court Borough, por exemplo.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca