spot_img
sexta-feira, abril 26, 2024

Últimos Posts

Galeria de arte digital NA FAIXA, localizada na fachada da Casa Natura Musical, recebe exposição sobre ancestralidade e novos futuros

Está em exibição gratuitamente, na fachada da Casa Natura Musical, a mostra OUTROS FUTUROS/TERRITÓRIOS IMINENTES, com curadoria do Coletivo Coletores e da equipe da Casa. A exposição acontece na galeria independente de difusão de arte digital do equipamento cultural, nomeada NA FAIXA, que, por meio de um painel de LED de 8,96m de comprimento por 1,92m de altura, ocupa a fachada do espaço, localizado entre as ruas Artur de Azevedo e Rua dos Pinheiros.
 
A mostra traz os olhares e perspectivas do Coletivo Coletores junto com as e os artistas biarritzzz & AbrosThásya BarbosaPavuna Kid e Koral Alvarenga. A partir de seus imaginários, histórias, corpos e territórios não hegemônicos, as obras evocam futuros iminentes que estão sendo construídos.
 
Tendo como eixos curatoriais o corpo e a cidade, a tecnologia e as coletividades, OUTROS
FUTUROS/TERRITÓRIOS IMINENTES apresenta um conteúdo inédito de arte digital com estéticas que convergem em uma variedade de linguagens, como vídeo-arte, dança, fotografia, linguagem 3D e realidade aumentada.
 
O convite para o coletivo Coletores é a extensão de uma parceria iniciada na primeira mostra da Casa, em 2019. “Nosso objetivo é ampliar a programação da Casa Natura Musical nas mais diversas plataformas, suportes e linguagens artísticas, o que se materializa também com o convite ao Coletivo Coletores para realizar a curadora da Mostra”, conta Suyanne Keidel, diretora executiva do equipamento cultural.
 
Toni Baptiste, co-criador do Coletivo Coletores, é um artista multimídia que atua na intersecção entre arte, tecnologia e direito à cidade, integrando a relação entre coletivos culturais, tecnologia e dinâmicas urbanas. Segundo ele, a série Oniscientes, assinada pelo coletivo, enlaça toda a proposta da exibição. A representação de um olho que tudo vê, que liga e transpassa os tempos, está conectada com a ideia de utilizar a plataforma criada pela Casa Natura Musical como um ponto de cultura paulistano que inspire o público e reverbere na cidade.
 
“A base para pensarmos na construção da mostra foi o alinhamento com os valores da Casa Natura Musical, que busca valorizar territórios plurais, trazendo poéticas de artistas que pertencem a diferentes lugares, vozes e gerações. Muitas dessas vozes tradicionalmente não estão contidas nas curadorias de arte contemporânea, então trouxemos a perspectiva periférica, transsexual, não-binária, preta e indígena manifestada também numa grande diversidade de linguagens artísticas”, conta Toni.
 
O artista reforça também características de algumas das obras de OUTROS FUTUROS/TERRITÓRIOS IMINENTES, como o curupira de Caminhar para trás, obra de biarritzzz e ABROS, que evoca um conceito de coletividade e também do caminhar para trás não como um retrocesso, mas sim como forma de enganar o invasor, de retomar o passado para entender o que está nos levando a um futuro que pode não estar sendo positivo.
 
Sobre Guerrilheiras, de Koral Alvarenga, uma das propostas centrais é a representação de diversas mulheres – gordas, gays, trans, asiáticas, latinas etc – em cenas de existência e resistências que negam o lugar de inferioridade atribuído às mulheres pelas culturas hegemônicas. 
 
Thásya Barbosa traz na série Sabedoria Ancestral relações de cura estabelecidas por meio de um oráculo que detém saberes passados de outras gerações, enquanto Pavuna Kid faz com que o trânsito pesado e o ambiente caótico das avenidas dê lugar a uma atmosfera onírica que efetive o direito de passar e de transpassar na obra Quem Tem Coragem?.

Serviço
NA FAIXA – OUTROS FUTUROS/TERRITÓRIOS IMINENTES
Até 1º de abril de 2022
Horário: quarta-feira a domingo, das 17h às 23h, em dias de show
Gratuito | Livre
 
CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca