Home Editorial Deu treta e agora?
Deu treta e agora?

Deu treta e agora?

por Dani de Mendonça

Toda carreira seja ela consolidada ou não passa por algum momento que não é muito legal para sua imagem, e o que você faz para amenizar os danos é determinante para tudo que ainda está por vir. 

O que é a crise: uma treta em que um ou mais integrantes estão envolvidos e que está atingindo negativamente a sua carreira/imagem. 

Existem mil maneiras de prevenirmos que esse tipo de momento aconteça, para isso é necessário que tenha uma penso estratégico em cima de qualquer “gatilho” apareça, ou seja, caso aconteça, troque com seus/suas parceirxs e pensem em tudo que pode surgir em mais de um cenário, ou seja, mais de uma resposta que possa vir, positiva ou negativa). A partir daí segure seus BO’s seguindo linha de raciocínio escolhida do início ao fim, nunca atacando. Seja reativo, não ataque o adversário, somente responda as criticas de forma objetiva

Toda e qualquer empresa passa por crises, na música não é diferente.  Defenda seus pontos de vista com calma, firmeza, coerência e respeito. Dentro do cenário perfeito o alvo nem seria a pessoa a posicionar se publicamente sobre, mas isso aqui não é a casa branca e sim o rap, então responda, mas com maturidade e profissionalismo.

Escolham um integrante do seu grupo para ser o porta voz (pessoa que não esta envolvida diretamente na confusão, ela irá falar pelo grupo em entrevistas, storys… Dessa maneira você vai amenizar os danos a imagem do seu time (Se vocês seguirem dando ênfase ao alvo criticado negativamente isso irá fazer com que a confusão se prolongue e ela não será desvinculada a imagem do todo, ou seja, do seu grupo. Muito mais em tempos de tags, marcações e tudo que envolve o digital)

Quando o barulho ruim amenizar ou apaziguar traga um outro assunto ou ação de relevância para seus fãs, o que quero dizer com isso, lance um som, clipe, ou ação social.

No rap, nós podemos dar ênfase a punch lines com mensagens contrárias a ‘briga’. Podem com ela criar cards, videos para storys, e outros conteúdos de engajamento online 

A treta não vai sumir, mas as pessoas vão aos poucos voltar a associar o nome do seu grupo a outro rosto e naturalmente a parte ruim vai ficando cada vez mais distante. E até que tudo se acalme de vez não use a imagem do criticado de forma expressiva.

Nesta edição do RapTv Cast, o rapper Cabal fala um pouquinho da sua experiência e resultados de toda sua antiga treta com Marechal.

O rap, surgiu a partir de tretas, mas nem por isso devemos continuar “romantizando” esses fatos, não é legal para ambos lados, muito menos para a imagem que a massa recebe do público do hip hop. O Mic ou o celular na mão são duas armas muito poderosas, não temos como prever o alcance e influências que as palavras ditas por um influenciador podem impactar no cotidiano de inúmeras pessoas. Para ser MC é preciso ter respnsabilidade, então, previna suas crises chapa!

Os filmes “Hancock – Thank You for Smoking / Obrigado por Fumar” (2005) e “Jerry Maguire: A Grande Virada” (1996) abordam o assunto.

Mais sobre o tema você encontra no Manual de Gestão de Crise e Imagem.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações