spot_img
domingo, março 3, 2024

Últimos Posts

A História do Voleibol de Praia no Brasil

A evolução do vôlei de praia no Brasil: História e tendências atuais

O voleibol de praia é um esporte extremamente popular no Brasil. Jogado por milhares de brasileiros e com torneios assistidos um pouco por todo o mundo, nesse artigo vamos analisar a história do esporte e como este se tornou num autêntico êxito, muito semelhante ao vício de um caça níquel.

Preparado para conhecer mais sobre esse esporte? Então vamos lá.

Um esporte do virar do século XX

Atualmente, o voleibol é o segundo esporte mais popular no Brasil (o primeiro é, como não poderia deixar de ser, o futebol, pois claro, embora também existam muitos fãs dos jogos de mesa), mas demorou algum tempo até que este esporte fizesse sucesso no nosso país.

Inventado no final do século XIX, em 1895, o voleibol inicialmente não envolvia sequer rotação entre os jogadores. Era um jogo muito mais estático e ligeiramente mais aborrecido. Contudo, aos poucos, e à medida que se foi tornando mais popular, as regras do jogo foram-se dinamizando e tornando-se mais apelativas tanto para os jogadores como para os espetadores.

Contudo, o esporte só chegou ao Brasil anos mais tarde. Os estudiosos debatem-se entre duas datas e dois eventos: ou o voleibol foi primeiramente jogado no Brasil em 1915 no Colégio Marista de Pernambuco, ou então foi praticado primeiramente em 1916 na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo. Mas, independentemente da data em que chegou ao país, uma coisa é certa: apenas em 1923 é que se começou a difundir este esporte, com a promoção do primeiro torneio de voleibol do país.

O Voleibol de Praia no Mundo

Como já referimos, à medida que foi ganhando popularidade, o voleibol foi-se dinamizando. Uma das maiores inovações no esporte aconteceu na década de 20, nos Estados Unidos, com a introdução do voleibol de praia. Contudo, o primeiro torneio de voleibol de praia só aconteceu em 1945. Nem três anos depois e já existia um circuito de voleibol de praia em cinco praias da Califórnia.

O sucesso do voleibol de praia estadunidense foi inegável e em 1960 foi fundada a Associação de Voleibol de Praia da Califórnia, que teve como principal objetivo levar esta modalidade além-fronteiras. O processo não foi exatamente rápido. Demoraram 20 anos até que o voleibol de praia fosse consolidado a um nível mundial, e só em 1996 é que apareceu o primeiro circuito profissional fora dos Estados Unidos, na Austrália.

Brasileiros na vanguarda

Apesar de só se ter consolidado mundialmente nos anos 80, o voleibol de praia há muito que já era praticado no Brasil. Desde a década de 1930 que os brasileiros já se reuniam nas praias de Copacabana e do Ipanema para praticar o esporte, que se tornou extremamente popular nas décadas seguintes. No entanto, e apesar da sua popularidade, o voleibol de praia era ainda visto como um mero passatempo e não como um esporte para ser levado a sério.

Foi apenas em 1986 que o esporte começou a ser visto com outros olhos no Brasil. Foi então que se realizou o Hollywood Volley em Copacabana, um torneio que juntava jogadores de voleibol brasileiros com praticantes de todo o mundo. No ano seguinte, ocorreu o primeiro campeonato mundial em Ipanema, onde os brasileiros conseguiram um prestigioso terceiro lugar.

Diferenças de esportes

Os espetadores ocasionais podem achar que o voleibol de praia e o voleibol de quadra são bastante similares, mas as coisas não são bem assim. Evidentemente, existem semelhanças, pois as bases do esporte são as mesmas, mas as mudanças do terreno (assim como algumas outras alterações às regras) provam-se extremamente difíceis para que os atletas de um tipo de voleibol consigam ser bem-sucedidos num terreno diferente.

Prova disso é o facto de que até hoje apenas um praticante da modalidade conseguiu a medalha de ouro tanto na quadra como na areia. Charles Kiraly, mais conhecido por Karch Kiraly, conseguiu o ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 e de Seul em 1988. Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Kiraly conseguiu a proeza de obter também o ouro na vertente de praia do esporte.

As vitórias Brasileiras

Com o passar do tempo, o Brasil foi-se tornando craque no voleibol de praia. A primeira medalha de ouro foi alcançada pela seleção brasileira em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Desde então, o Brasil já conseguiu duas outras medalhas de ouro, sete de prata e três de Bronze no esporte, obtendo vitórias tanto nas modalidades masculinas como nas femininas.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca