Home Entrevistas Rael LdC – A Prece [Video + Entrevista]

Rael LdC – A Prece [Video + Entrevista]

por Jay Nensei

O rapper, produtor e beatmaker da Ilha da Magia, Rael LdC, acaba de lançar o novo videoclipe para seu som entitulado “A Prece”, em parceria com a direção e produção visual do Flash, da produtora CameraFly. Tivemos a oportunidade de entrevistar o Rael em primeira mão, sente só!

Jay Nensei: Salve Rael! Qual a sua idade e faz quanto tempo que você está envolvido na cena do Rap?
Rael LdC: Salve Jay, primeiramente muito obrigado pelo convite dessa entrevista. Então irmão, eu tenho 30 anos e estou na cena desde 1999 quando gravei minha primeira música ainda em fita cassete num gravador de mão, mas comecei a escrever mesmo em 97 dentro da sala de aula.

J: Me diz, quais são as suas maiores inspirações e influências?
R: Minhas influências no começo foram músicas mais antigas, ouvia muito Raul Seixas no vinil antes de começar a ouvir rap, Belchior também ouvia bastante, depois com o tempo fui descobrindo o rap, quando comecei a ouvir foi em 96 bem no ano que 2Pac faleceu… Eu tinha 12 anos na época, assistia muito a MTV na casa de um camarada e passavam vários clipes e notícias no YO! Raps e isso foi muito bom pra me atualizar e saber o que rolava na cena um poco, já que na época não se tinha computador tão acessível como hoje e muito menos a internet. No começo o que me influenciou foi o bom e velho rap americano dos anos 90, G-Funks e muito Rap Nacional, Pavilhão 9 (Procurado Vivos ou Mortos) foi o primeiro disco que ouvi nacional e depois Racionais (Raio X do Brasil) depois disso não parei mais de ouvir. Já hoje eu ouço menos rap do que qualquer coisa, gosto muito de música antiga, muito soulmusic, blues, blackmusic em geral.

J: Que tipo de mensagem voce procura passar aos seus ouvintes no som “A Prece”? Do que a poesia se trata?
R: Nessa música eu passo tudo aquilo que eu admiro numa pessoa verdadeira, passo a mensagem de agradecer mais do que reclamar.Eu sou de muita fé, não sou de nenhuma igreja e religião, sou católico não praticante mas respeito o ato da fé independente do que seja, quis passar a energia e mensagem de que “tudo que vai, volta”.

J: Será que você poderia nos contar um pouco sobre como foi o processo de produção do videoclipe?
R: O videoclipe foi feito com meu grande parceiro Flash que possui a produtora Camerafly, gravamos o clipe em 3 dias, a maioria dos takes é na Lagoa e alguns no centro embaixo da ponte Hercilio Luz. Nós fizemos tudo sem roteiro nenhum, fomos gravando aleatoriamente nos lugares e formando as cenas, eu queria essa proposta, uma parada mais simples que mostrasse lugares simples onde a mensagem fosse maior do que qualquer imagem, gravamos no meu estudio e na Igreja da Lagoa onde é um lugar muito especial pra mim – já escrevi algumas letras ali sentado na frente numa época da minha vida bem conturbada, onde senti muita força pra continuar, nunca fui na missa e nunca fui da igreja nem nada mas aquilo ali tem energia e essa energia que eu chamo de Deus, como eu disse eu tenho muita fé. E o mérito maior do video é do Flash que fez uma parada simples se tornar em um video de força e personalidade.

J: Por último, gostaria que você citasse um versinho que está na sua mente ultimamente!
R: “Mais vale uma familia e um qualquer no bolso (…)”

J: Satisfação em poder fazer essa entrevista contigo, mestre. Aproveita pra mandar um salve pra galera!
R: Obrigado Jay, tamojunto, quero agradecer a todos meus amigos, fãs e parceiros, ao Flash que fez essa parada acontecer, ao Chad pela força, a minha namorada Thayse pela parceria e apoio, ao Miguel, Mih Chelle, Bradock, Manão, Guigui, Matias que fizeram isso acontecer também e a toda minha familia de sangue e de rua, sou abençoado de ter vocês na minha vida, agradecimento é uma parada complicada porque é chato esquecer de alguém (risos) mas a todos que desejam o meu bem se sintam agradecidos de coração!! Paz

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações