Home Agenda Roda de Samba tradicional da Freguesia do Ó fortalece Afroempreendimento feminino em mais uma edição neste domingo
Roda de Samba tradicional da Freguesia do Ó fortalece Afroempreendimento feminino em mais uma edição neste domingo

Roda de Samba tradicional da Freguesia do Ó fortalece Afroempreendimento feminino em mais uma edição neste domingo

por GRIOT

Segundo um levantamento do Sebrae, 74% das empreendedoras brasileiras são mães e, conforme a Rede Mulher Empreendedora (RME), 68% começaram a empreender depois de terem filhos, principalmente porque muitas optaram por ter o próprio negócio como forma de gerar renda para o sustento e também para ter mais tempo com a família. Porém, com a chegada da pandemia, muitos pequenos negócios foram afetados e precisaram encerrar as suas atividades, situação que é ainda mais grave entre as afroempreendedoras. Alinhando a isto, nasce a Feira Afro de Economia Criativa e Solidária, do O Canto da Raça, tradicional roda de samba da Freguesia do Ó, que tem contribuído para o fomento do afroempreendedorismo feminino e materno na Zona Norte de São Paulo. O evento, que acontece mensalmente, terá uma nova edição no dia 26 de junho, às 13h, e o público interessado pode adquirir os produtos das afroempreendedoras, além de curtir um samba raiz e muita comida boa.

“Esse universo de moda afro veio da necessidade de trabalhar, porém estar presente em casa, na vida dos meus filhos e tudo mais que cerca a rotina diária de mãe é gratificante. Atualmente minha filha também é minha sócia, é ela quem palpita nas cores, se os modelos ficam bons e é minha parceira, pois vamos juntas a várias das feiras e eventos em que está o @noixnomapa e a loja itinerante. Ter essa frente empreendedora é um desafio, que se torna apaixonante quando a acolhida nos locais é familiar. Assim é nossa tragetória no @ocantodaraca e em outros locais que já passamos também. Que seja exemplo, por assim dizer, pois é gratificante trabalhar, maternar e poder estar sempre na companhia de pessoas do bem”, conta Cely Guimarães, criadora da @blzpreta.club e mãe de Luther e Isa.

É por esses e outros motivos que O Canto da Raça não é apenas uma tradicional roda de samba da Freguesia do Ó, idealizada pelo produtor cultural Fernando de Paula, ela é responsável por atender direta e indiretamente empreendimentos geradores de trabalho e renda de forma sustentável, permitindo que afroempreendedoras cultivem relações personalizadas com consumidores e outros produtores, favorecendo a fidelidade do consumo de produtos e serviços de origem solidária, e também da produção familiar.

“Ter um espaço para divulgação do nosso trabalho vai muito além de questões financeiras, apesar de ter uma gigantesca importância na geração de emprego e renda. O Canto da Raça dispõe de uma representatividade de propagação de conhecimento, cultura e networking beneficiando os artesãos, nos dando a oportunidade de promover nosso trabalho. Ter um espaço de divulgação, poder expor o seu trabalho, conquistar clientes… Todo esse conjunto é de extrema importância para os afroempreendedores”, comenta Martins, costureira criativa de bonecas e expositora da feira.

E foi justamente do desejo de unir samba e empreendedorismo, que a roda de samba nasceu em 2019, destinada a manter vivos os bambas do samba e atuar como uma forma de resistência do povo preto. Em seis edições, a média de público foi de 700 pessoas e cerca de 40 colaboradores. Em 2022, o objetivo é aumentar o público e colaboradores da oficina em até 30%, atingindo a marca de 900 participantes e 55 colaboradores. 

“A inserção de uma feira de afroempreendedorismo foi uma ideia desde a primeira edição, pois faltava essa cultura do afroempreendedorismo nas rodas de samba, e principalmente na nossa região. E de cara foi um sucesso para o evento e para os empreendedores, pois temos alguns que estão conosco desde a nossa primeira edição e o público adora. Tem sido uma troca sensacional”, finaliza Fernando de Paula, produtor cultural e idealizador do evento.

Serviço:
O Canto da Raça
Data e horário: 26 de junho, às 13h
Local: CDC Curitiball 
Rua Pascoal da Costa, 4 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP
Entrada: Um pacote de absorvente ou R$ 10,00
É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação.
Mais informações sobre o evento em: www.instagram.com/ocantodaraca/

Sobre O Canto da Raça

A Roda de Samba do Canto da Raça foi idealizada por Fernando de Paula. Sua primeira edição aconteceu em agosto de 2019. A roda de samba acontece religiosamente uma vez ao mês como uma forma de resistência, para manter vivos os bambas do samba e a chama acesa, homenageando grandes nomes do samba como Fundo de Quintal, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Roberto Ribeiro, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão entre outros grandes. O evento já recebeu grandes nomes do samba e da música popular brasileira, como Luciano Bom Cabelo, Fred Camacho e Toninho Geraes. 

Instagram | Facebook 
Sobre Fernando de Paula
Nascido e criado na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, produtor cultural e compositor, desde 2010 compôs mais de 15 sambas de enredo para as principais escolas de samba de São Paulo, sendo elas: Unidos do Peruche – (2011) Mocidade Alegre – (2012 e 2013) Império de Casa Verde – (2013) Pérola Negra – (2014) Soc. Rosas de Ouro – (2019) Foi bicampeão do carnaval paulistano com a Mocidade Alegre (2012 e 2013) Ganhador do Troféu Nota 10 – melhor samba enredo do carnaval de São Paulo (2012) do Jornal Diário de São Paulo Além de São Paulo, também é autor de obras em carnavais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações