spot_img
sábado, fevereiro 24, 2024

Últimos Posts

Origem do termo ‘crioulo’ inspira debate com experimentação gastronômica em Oficina Cultural

Promovido pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, Projeto Doris Criolla usa a gastronomia para instigar o debate sobre racismo e emancipação.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Poiesis Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove no dia 17 de abril, às 20h, o projeto Experimentação Gastronômica: Doris Criolla, do artista chileno Amilcar Packer. O evento é uma parceria entre a Casa do Povo e a Oficina Cultural do Bom Retiro.

“Doris Criolla” é um projeto do artista chileno radicado no Brasil, Amilcar Packer, e que consiste em almoços ou jantares com pratos baseados em receitas da cozinha crioula e que servem de gatilho para mediar conversas sobre alimentação, história e geopolítica.

O artista se baseou na pesquisa da etimologia das palavras “crioulo”, “criollo” (espanhol), “créole” (francês) suas derivações e usos históricos, aliando a isso uma experimentação gastronômica, para relacionar às implicações desses termos enquanto ferramentas para pensar a complexidade de processos políticos, sociais e culturais.

O projeto parte da compreensão do contexto patriarcal, racista e escravagista em que surgiram tais palavras, e também do entendimento dos desdobramentos de seus usos, como um fenômeno de emancipação, apropriação, invenção e empoderamento, presente nas diversas línguas e cozinhas crioulas.

Formado em Filosofia pela USP, é mestrando em Psicologia Clínica na PUC-SP, o artista Amilcar Packer, transita por diversas linguagens: performance, fotografia e instalações. Tomando as artes como um território privilegiado para a produção de experimentação ética, suas atividades se estendem a formatos expositivos e discursivos, aulas e oficinas, encontros e conversas, almoços e passeios. Packer colabora regularmente com iniciativas autogestionadas como o COMO_clube, a Casa do Povo e o Projeto CAPACETE.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:
EXPERIMENTAÇÃO GASTRONÔMICA: DORIS CRIOLLA
Artista: Amilcar Packer
17/4 – sexta-feira – 20h
Classificação: livre

40 lugares (Retirar senha com 30 minutos de antecedência)
Entrada franca

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua: Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704
E-mail: [email protected]
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: www.facebook.com/OficinasCulturais

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca