spot_img
sexta-feira, julho 19, 2024

Últimos Posts

Luz Ribeiro lança “Menimelímetros” single em parceria com Bia Ferreira

Em tom de crítica direta e sem amaciar as palavras, Luz Ribeiro e Bia Ferreira lançam o single “Menimelímetros” no dia 21/06, um manifesto contra o esvaziamento de pautas sociais e a maneira superficial em como essas vivências são abordadas por quem não as vive de fato. Assim como o primeiro single de Luz, a faixa vem acompanhada de uma poesia recitada, fruto da experiência da artista com Slam. Ouça “Menimelímetros” nas plataformas.

A canção “Menimelímetros” chama a atenção logo no título, com a mistura das palavras meninos e milímetros, podendo ser interpretado como o tamanho em que boa parte da população marginalizada é retratada e como isso limita os sonhos de jovens de periferias, colocando todos em uma mesma caixa cheia de estereótipos.

A crítica é direcionada também a um lado progressista que insiste em decifrar os problemas sociais de forma superficial, com discursos reverberados por acadêmicos, pesquisadores e figuras notáveis de esquerda, mas que não passam de teoria vazia e muitas vezes preconceituosa, como diz um dos versos da música: “Quando cês citam a quebrada nos seus TCCs e teses / Citam que quando vocês chegam pra fazer suas pesquisas / Seus vidros não se abaixam?”.

Além da letra forte, Luz e Bia esbanjam técnica na métrica e na melodia dos versos construídos, com citações e rimas que se cruzam com o beat, que varia durantes os 6 minutos da faixa, indo do R&B ao samba e chegando ao funk.

Com produção, mix, master e gravação de instrumentos por Felipe Parra, o single tem participação de Bia Ferreira na voz e violões de Pedro Vituri. A identidade visual é de Cauysa Costa, produção executiva pelo coletivo Eh Tudo Nosso e lançamento do selo Matinê Discos.

Depois de “Preta Semente”, este é o segundo single do próximo trabalho de Luz Ribeiro. O movimento sonoro do álbum “Poeta Esquema Novo” bebe do samba, do hip hop e até do soul music, sem se desvincular do jeito de Luz fazer poesia, onde ela possui experiência de quase 15 anos. Com um título que se inspira em um dos grandes álbuns da música brasileira – Samba Esquema Novo, de Jorge Ben Jor – o trabalho se dividirá em um Lado A com quatro poesias e um Lado B com as poesias em uma roupagem musical, contando, novamente, com produção de Felipe Parra e também com a participação, além da multiartista Bia Ferreira, da poeta Ryane Leão.

Poeta Esquema Novo” e os outros singles chegam no começo do segundo semestre de 2024.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca