spot_img
domingo, março 3, 2024

Últimos Posts

Kyan, Ajuliacosta e MC Dricka: confira os destaques da programação de fim de ano das Fábricas de Cultura

O mês de dezembro chega com tudo nas Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Quem estiver nos territórios onde as unidades estão inseridas terá a oportunidade de terminar o ano curtindo apresentações músicas de artistas do rap e do funk, assistir a um desfile de moda com intervenção artística, acompanhar bate-papos e muito mais. 

A programação começa no primeiro fim de semana do mês com muita música. No sábado, 2, a Fábrica de Cultura Diadema celebra seu 5º aniversário com shows, apresentação artística, além de pipoca, algodão-doce e brinquedos para a criançada. Participam desta festa a Preta Nay, Kaluf Mc, Dj Vidalzeras, o rapper Kyan e a dupla de palhAfros Uma Carona para Arte. A comemoração vai das 16h às 21h.

Na periferia da zona sul de São Paulo, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Desfile Entre Tramas e Dramas, das 18h às 21h30, e organizado pelo Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, o qual aplica essa formação na sede da unidade. O desfile reúne o resultado do trabalho de 29 aprendizes da 1ª turma da formação do Núcleo, que neste ano se dedicou a investigar a identidade periférica e a estética nacional. O evento ainda conta com intervenções artísticas e performances de Beat Femme Set, Mis Ivy, Sodomita e Lys Ventura com intérprete de Libras.

Já no domingo, 3, a diversão fica por conta do Sankofa Urban Groove Festival: Celebrando a diversidade da música urbana no Rochdale que acontece a partir das 14h na Fábrica de Cultura Osasco. O evento reunirá diversos artistas para uma celebração da música urbana e dos 50 anos do Hip Hop com pockets shows de Magos D’OesteNegard MCNegroUniversalPerrelaMyakoma e Afreekassia; e shows de AjuliacostaZudizilla e Marina Peralta. O evento segue até às 22h e terá intérpretes de Libras.

Na zona norte, o domingo será de samba com o Festival Percurso 2023: Ajayô Samba do Monte Tenda dos Povos, das 15h às 22h. Neste encontro, o público poderá participar da roda de samba organizada por mulheres do Preta Batuque junto com os convidados Luana Bayo, Roberta de Oliveira, Raquel Tobias e Seu Silvio Modesto. O evento também celebra o lançamento da revista Ajayô Samba do Monte, que traz um registro de oito rodas de samba, perfis de sambistas de longa trajetória das escolas de samba, de oito baques (grupos) de maracatu e de artistas visuais. O encontro será no Espaço Cultural CITA, localizado na região do Campo Limpo e tem apoio da Fábrica de Cultura Jardim São Luís.

Outra opção pela zona sul é a atividade Contos Brasileiros com Adriana Napoli na quinta-feira, 7, às 10h, na biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo. Os participantes acompanham uma contação de histórias que mescla música com brincadeiras tradicionais brasileiras. 

Na tarde do dia 7, mas na Fábrica de Cultura Brasilândia, o grupo Só vendo pra Crer, formado por músicos com algum tipo de deficiência visual, apresenta o repertório junto a outros clássicos da Música Popular Brasileira. A apresentação começa às 14h. Já às 15h é a vez da palestra “A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho” na Fábrica de Cultura Jaçanã. Ao final do encontro terá um pocket show do rapper TG DIFF, artista negro e morador da periferia da zona norte de São Paulo. Nas próprias composições, ele retrata a questão de ser uma pessoa com deficiência, a real vivência da quebrada e os sonhos. 

Ambas as atividades fazem parte da Virada Inclusiva 2023, programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) do Estado de São Paulo.

O sábado, 9, promete muita diversão na Fábrica de Cultura Capão Redondo que celebrará seu 11º aniversário. A programação começa às 15h com a apresentação da mestre de cerimônia Jup do Bairro, compositora, cantora e com proximidade histórica com essa unidade da Fábrica, onde já gravou trabalhos musicais no espaço do estúdio, além de elo forte com artistas da música jovem na região e cidade.

A festa terá apresentações musicais de DJ Livea, artista conhecida por diversos trabalhos no movimento hip hop, afro house mesclado ao funk, afrobeat e o garage; do cantor Jovem Blues, que traz o estilo musical R&B; da MC Lalão do TDS, cria do funk paulista, mulher preta, periférica e lésbica; MC Marabu, focada em narrativas e musicalidades para a Música Preta Brasileira; Ajuliacosta, artista em ascensão na cena do rap nacional; e MC Dricka, voz do funk paulista e nacional com músicas que remetem a autonomia feminina e lésbica. Todos os shows contam com interpretação em Libras. O horário de cada apresentação está disponível na parte do serviço (final deste texto).

Na terça-feira, 12, pessoas de todas as idades poderão se divertir com a Oficina de Lambe Lambe na rua a partir das 10h. Os participantes irão utilizar a técnica para expor suas visões de mundo em um muro na Avenida Inajar de Souza próximo a Fábrica de Cultura Brasilândia. No dia 13, quarta-feira, às 14h, a criançada poderá se divertir com a atividade Pergaminhos de Histórias com a Cia Bisclof na biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema. Nesta intervenção literária, dois viajantes carregam uma bolsa repleta de pergaminhos e outra cheia de instrumentos musicais.

A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Osasco organiza no dia 13, quarta-feira, um Sarau para encerrar as atividades do ano com muita arte. Com microfone aberto, os participantes poderão se apresentar e recitar trechos dos livros favoritos que pegaram emprestado no espaço. A atividade começa às 14h30.

Outro destaque de bibliotecas é a roda de conversa Religiões e o simbolismo por trás das datas comemorativas no dia 19, terça-feira, às 11h30. O público será convidado a refletir sobre a origem da tradição natalina, apresentar e debater diversas religiões praticadas no Brasil, as próprias crenças, apontar o que o Natal representa para cada um e celebrar essa e outras datas.

A partir do dia 23/12, sábado, às Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape estarão fechadas devido ao recesso de fim de ano. As atividades retornam no dia 4 de janeiro de 2024. Confira a programação completa no site do Programa Fábricas de Cultura.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca