Home Rap Nacional Drik Barbosa apresenta o trap “Rosas” para questionar o machismo e os preconceitos existentes na sociedade (e no próprio rap)

Drik Barbosa apresenta o trap “Rosas” para questionar o machismo e os preconceitos existentes na sociedade (e no próprio rap)

por ZonaSuburbana

Um exercício rápido: entre na sua plataforma de música favorita, procure as playlists de trap e conte quantas faixas de mulheres você encontra. Se a sua resposta foi “nenhuma”, não se deixe enganar pensando que não existem várias rappers lançando (bons) sons nesse meio. Pensando nisso, Drik Barbosa se debruçou sobre o estilo para questionar a respeito do machismo presente no mercado e combater os diversos preconceitos que a mulher negra vive no seu dia a dia. O resultado é a canção “Rosas“, já disponível nos aplicativos de música e parte do primeiro disco de estúdio da artista paulista, que chega pela Laboratório Fantasma e com o apoio da Natura Musical no segundo semestre de 2019.

Tema recorrente no trap, o dinheiro ocupa as primeiras linhas da narrativa criada por Drik. “A negritude é colocada na base da pirâmide da sociedade pelo racismo estrutural. Sendo que a mulher negra, por enfrentar o machismo também, se sente ainda mais abaixo dessa base“, diz a cantora. “Ao falar de dinheiro e de ostentação, coloco a gente no lugar de merecimento, fartura e prosperidade“, completa.

Produzida por Grou, nome também responsável pelo EP de estreia da rapper (Espelho, de 2018), “Rosas” ganhou esse título para fazer uma alusão ao racismo e à violência que vive. A hipersexualização do corpo da mulher negra, inclusive, é outro assunto abordado na letra. “É como se a rosa representasse a mulher negra, que, por enfrentar muitas dores, precisa criar espinhos para conseguir se proteger e também sobreviver“, explica.

Assinada por Drik em parceria com Lira e Cínico, “Rosas” é a segunda música revelada do primeiro disco de estúdio da artista. Ela sucede “Quem Tem Joga“, single que contou com a participação de Gloria Groove e Karol Conka e que já soma mais de 2 milhões de views em seu videoclipe.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações