spot_img
quinta-feira, junho 13, 2024

Últimos Posts

Babu Santana é homenageado com medalha Tiradentes em cerimônia na Alerj

O ator Babu Santana, de 43 anos, recebeu nesta segunda-feira (15), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), em cerimônia realizada na capital carioca. A homenagem ao artista foi proposta pela deputada Dani Monteiro, em reconhecimento aos serviços prestados por Babu à cultura do país, pela sua carreira artística e seu engajamento político e social.

Babu Santana iniciou sua carreira através do Grupo de teatro “Nós do Morro”, grupo que revelou diversos atores e atrizes que hoje fazem sucesso nos palcos e nas telas do país. Cria do Vidigal, ele é atualmente um dos diretores do grupo, contribuindo com os trabalhos produzidos por lá. Babu se destaca também pelo trabalho de levar cultura às favelas cariocas e impactar a vida de jovens artistas – assim como foi com ele.

Eu estou muito grato e emocionado em receber esta homenagem. Nunca fiz nada esperando algo em troca, ainda mais quando falamos da cultura do nosso país. É uma honra receber uma Medalha em reconhecimento ao meu trabalho. Luto todos os dias para o desenvolvimento cultural e artístico no Brasil, e o trabalho social é para conseguirmos colaborar com o surgimento de novos talentos, especialmente nas zonas periféricas do Estado”, declara Babu.

A trajetória do Babu é uma credencial única que o torna merecedor desse reconhecimento. Além de artista, é um ser humano atento e sensível aos impasses que vivemos nós, negros, nesse país. O que ele faz no campo das lutas políticas e sociais, o empenho em manter o grupo que o acolheu ainda na infância e lhe mostrou a arte como possibilidade são um exemplo para todos nós”, afirma a deputada Dani Monteiro, autora do projeto que conferiu a honraria ao artista.

Ao longo de sua carreira, Babu participou de diversas novelas e filmes em que atuou com destaque, e é sempre lembrado, por exemplo, pela interpretação marcante de Tim Maia na Cinebiografia do cantor, em que interpretou o mesmo. Também participou de várias novelas e seriados que fizeram sucesso, mas o maior destaque vai para os prêmios individuais que ganhou no cinema. Em 2009, Babu levou seu primeiro Prêmio Grande Otelo como ator coadjuvante pela atuação no longa “Estômago”, como Bujiú. Anos depois voltou a levar uma estatueta, dessa vez como melhor ator na interpretação de Tim Maia.

Babu se destaca também nas lutas por direitos sociais e principalmente em defesa da população negra. Em 2020, Babu durante sua participação no Big Brother Brasil, foram intensos os debates que travou sobre racismo estrutural e sobre a realidade da população negra brasileira e também do apagamento do trabalho de atores e atrizes negras nas TVs e cinemas brasileiros. É um lutador pelas causas da comunidade negra e não se furta de entrar nos mais variados debates em defesa da população mais pobre. Babu representa com seu trabalho pretos e pretas do Brasil que sonham em viver da arte e tem se esforçado para dar oportunidade para outros atores, atrizes e cantores que vem da periferia.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca