spot_img
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Últimos Posts

AIR MAX Dn: a nova era do Air

E se a gente reimaginasse um grande ícone? Não apenas mudasse uma coisinha aqui, outra ali, mas e se a gente sonhasse, desenvolvesse e lançasse um paradigma totalmente novo para um tênis lendário, incluindo um visual e uma sensação renovados? O novo Air Max Dn é assim: ousado e elegante. Ele representa um marco para a próxima geração de amortecimento, e dá continuidade a um trabalho iniciado pela Nike há mais de três décadas.

O Air Max Dn chega com uma plataforma criativa totalmente reimaginada para a autoexpressão de cada pessoa, e com um jeito completamente novo de caminhar sobre o ar. As equipes de inovação, design, engenharia e pesquisa da Nike estavam determinadas a criar um tênis que trouxesse uma sensação e um visual inigualáveis. A solução para esse desafio foi desenvolver a tecnologia Dynamic Air, que aparece pela primeira vez no Air Max Dn.

Em termos de inovação, o Dynamic Air apresenta uma inédita estrutura de cápsulas Nike Air em quatro compartimentos, projetados para garantir conforto máximo, passadas suaves e total impulsão. A unidade air de pressão dupla tem duas calibragens diferentes: uma nos dois primeiros compartimentos do calcanhar (15 psi) e outra, mais baixa, nos dois compartimentos mais próximos do mediopé (5 psi). À medida que a pessoa se movimenta, o ar circula livremente por entre os compartimentos, em cada câmara. Graças a essa configuração, o ar reage à pressão, acompanhando os movimentos. Isso traz uma sensação de suavidade a cada passada, e o resultado é conforto interativo e ajustável.

Chamamos esse sistema de ‘movimento dinâmico’”, diz Reggie Hunter, diretor de produto da Nike Lifestyle Footwear. “A configuração independente das câmaras permite que a cápsula de ar reaja às diferentes cargas impostas pelo corpo, a cada passada. A sensação do movimento entre calcanhar e dedos é quase imperceptível, de tão suave. Isso porque a cápsula interage com os pés, em tempo real. O Air Max Dn marca a primeira vez que conseguimos oferecer essa sensação”.

O processo de desenvolvimento do novo modelo começou há três anos. Desde o início, o tênis foi sendo construído numa colaboração entre designers, engenheiros e cientistas da Nike, que trabalham nos laboratórios Nike Air Manufacturing Innovation (Air MI) e Nike Sport Research Lab (NSRL). O objetivo da equipe era criar um sistema Air mais eficiente, que aumentasse o conforto e facilitasse a transição. Mas a turma sabia que a sensação criada pelo Dyanmic Air sob os pés não poderia ser a única marca registrada do novo calçado. O visual teria de ser novo e trazer algo que os fãs do Air Max nunca viram antes.

As equipes de inovação da Nike aproveitaram trinta anos de ciência e métodos avançados obtidos com o Air Max para oferecer uma sensação inédita, agora com o Dn. Capacidades digitais, como a análise de elementos finitos (Finite Element Analysis, em inglês), ajudaram os especialistas a testar as cápsulas Air com mais velocidade e precisão antes de partir para a etapa de produção dos protótipos que seriam experimentados no laboratório. Um exemplo: no teste de durabilidade do Air Bag, a equipe fez, num intervalo de poucas horas, uma simulação digital equivalente a um ano de desgaste e uso do tênis. Ao obter esse tipo de resposta mais rápido, foi possível partir mais cedo para o estágio de coletar opiniões e sugestões de atletas, e assim avançar no processo de experimentar, testar, refinar o modelo – e repetir o ciclo.

Pode parecer contraintuitivo, mas esse método de exigir muito do tênis durante os testes cria mais oportunidades de nos surpreender”, afirma Kathy Gomez, vice-presidente de NXT Footwear da Nike. “No Dn, por exemplo, alguém poderia pensar que o tubo mais macio em psi deveria ficar no calcanhar, para ajudar na aterrissagem e transição do pé. Na verdade, porém, descobrimos que a transição é mais suave quando o tubo mais firme fica no calcanhar, e o tubo mais macio fica na parte intermediária dos pés”.

Trabalhando em parceria, as equipes da Nike olharam em detalhes para cada parte do modelo, com o objetivo de oferecer conforto e estilo para um dia inteiro de movimento. Uma estrutura em formato de arco, feita de termopoliuretano, garante sustentação na região medial dos pés. Já o contraforte do calcanhar, também feito de termopoliuretano, sustenta o tendão de Aquiles. Uma injeção de espuma Phylon protege a unidade Air e traz conforto para a sola dos pés. A sola externa, feita de borracha, envolve o calcanhar, garantindo tração e durabilidade.

A parte superior também precisava oferecer a sensação fluida e agradável da transição entre calcanhar e dedos. A equipe de materiais sugeriu usar um tecido moderno, que conta com uma segunda camada semelhante a silicone. Essa escolha cria uma estampa tátil e texturizada. A unidade air trabalha junto com todas as demais partes do tênis, e foi criada com o mesmo grau de inovação, ciência e pesquisa adotado nos calçados de elite da Nike.

O resultado é um novo modelo Air Max, ainda mais ousado, que revoluciona e reimagina o futuro do Air.

Em última análise, ser revolucionário permite mudar os rumos da conversa”, diz Hunter. “E ser revolucionário também abre portas para a curiosidade. Se uma geração de pessoas que adora o Air Max ficar de queixo caído com o Dn, saberemos que nosso trabalho foi correto. No entanto, criamos o Dn menos para atrair um grupo demográfico específico e mais para desenhar um tênis que as pessoas queiram pegar, conhecer, explorar e usar. E usar. E usar”.

Para Gomez, criar novos rumos para a conversa sobre um ícone como Air é algo que só acontece quando um tênis chega para mudar o jogo. O Air Max Dn abre caminho para a nova era Air Max.

A tecnologia Dynamic Air eleva a um novo patamar a sensação de caminhar sobre o ar”, afirma ela. “Estamos sempre aumentando a expectativa em relação ao que podemos oferecer para os atletas. Usamos todas as ferramentas ao nosso alcance e todos os nossos conhecimentos especializados para criar novas sensações com Air, trabalhando com precisão cada vez maior. Talvez o mais importante seja criar um tênis que de fato amplie os limites do que acreditamos ser possível. E o Air está apenas começando”.

No Brasil, o Air Max Dn estará disponível em nike.com e lojas selecionadas no primeiro semestre.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca