spot_img
domingo, abril 28, 2024

Últimos Posts

1993: O ano que o hip hop e o R&B conquistaram o mundo

Quando a VIBE Magazine dropou sua primeira edição de estreia em preto e branco em Setembro de 1993 — apresentando uma ridícula cara fresca de Snoop Doggy Dogg que representava a cobertura histórica —, era mais uma lembrança de como a cultura urbana se tornou ubíqua. Naquele ano sozinho, o jovial repper paginado e o futuro rei da bilheteria, Will Smith, e sua comédia da NBC The Fresh Prince of Bel-Air (Um Maluco no Pedaço) ainda estavam no topo do ranking. Ícone de esportes globais como Michael Jordan, também estava no topo, onde liderou seu Chicago Bulls para o primeiro campeonato da NBA por três vezes consecutivas da década.

Mas estava tudo na música. Sem uma sugestão de hipérbole exagerada e fervorosa, 1993 foi um período historicamente transformador para o hip hop e R&B. “Eu sempre fui bom no rep, mas nunca tive nenhum hábito de estudo porque não pensei que ninguém iria colocar dinheiro em mim nem ver meu talento… meu verdadeiro talento”, Snoop confessou em sua primeira história de capa principal. Dois meses depois, o californiano Calvin Broadus, de Long Beach, Califórnia, (a estridente e carismática estrela do Dr. Dre, que ancorou o antigo membro do N.W.A no gangsta rep em 1992, em seu épico “The Chronic”), se tornaria o primeiro artista a ter um álbum de estreia, “Doggystyle”, sonicamente impecável, entrando nas paradas de álbuns da Billboard 200, sendo logo o nº1. Isso não aconteceu por acaso. A Death Row Records foi um problema. O hip hop nunca seria o mesmo.

As diversas histórias, estatísticas e triunfos contam a história. 1993 foi o avanço comercial para a futura divisão do rep. Tupac Shakur — o todo-coração, às vezes volátil filho de uma revolucionária Pantera Negra que mostrou seu lado brincalhão com seu conquistador de ouro, “I Get Around”. Cypress Hill estava voando alto, tanto no sentido figurativo (e literalmente) com o seu projeto de platina tripla Black Sunday. Para milhões de fãs, o conjunto de rimas latino-americanas que defendia a maconha fazia parte de uma cena de rep recém-descoberta e totalmente nova na Costa Oeste.

Sim, Cali ainda era a capital do rep da realidade como Ice Cube (Lethal Injection), Above The Law (Black Mafia Life), Too $hort (Get In Where You Fit In) e Eazy-E (It’s On [Dr. Dre] 187um Killa) estavam mantendo o lance gangsta. Mas jovial, o surpreendente South Central, de Los Angeles, e os The Pharcyde eram mais Native Tongues do que os Compton’s Most Wanted.

1993 também ofereceu um vislumbre profético para a futura aquisição do hip hop do sul, uma vez que a dupla de Atlanta, OutKast, ultrapassou o crescente domínio de rima da Costa Leste e da Costa Oeste. A grande idade de Big Boi e a nova idade de Andre 3000, em “Player’s Ball” eles sinalizaram uma nova era no rep. Enquanto isso, o hip hop de Nova York estava desfrutando ainda mais do seu tempo estilísticamente diversificado.

É logicamente apropriado que o representante do hip hop mais influente de todos os tempos — Hollis, o próprio poderoso Run-DMC do Queens — gravaria o último LP vital de sua carreira pioneira em um ano cheio de clássicos notáveis: “Down With The King”. Conduzindo a carga comercial, os outros destaques do Queens e os colegas dos anos 80, Salt-n-Pepa flexionou o poder ilimitado das meninas em seu conjunto viciante como “Very Necessary”. A MTV deu ao trio habilitador um selo crucial de aprovação, já que as vendas de álbuns atingiram cinco milhões de cópias só nos Estados Unidos.

O letrista criminoso subestimado Treach levou sua equipe de East Orange, Nova Jersey Naughty By Nature ao seu segundo álbum consecutivo de platina, apropriadamente intitulado “19 Naughty III”. O selo veterano de Grizzled Bronx, Nova York Boogie Down Productions, com o firme KRS-One reinventou-se como o melhor b-boy do hip hop em seu regresso ao time de retorno do DJ Premier em seu solo Return of the Boom Bap. E os recém-chegados do Brooklyn, Black Moon, acenderam a próxima onda do hip hop de Nova York no influente clássico underground “Enta da Stage”, um relatório de duas faixas das ruas que muitas vezes era ameaçador como infeccioso.

Mas se o clássico “Doggystyle” de Snoop liderasse o caminho para a Costa Oeste, um par de obras centradas na Costa Leste ficaram de cabeça e ombros acima do mercado competitivo de Nova York. Quais são as chances de que dois dos três álbuns de hip hop mais famosos de 1993 — A Tribe Called Quest com “Midnight Marauders” e Wu-Tang Clan com “Enter the Wu-Tang (36 Chambers)” — fossem disponibilizados no mesmo dia 9 de Novembro?

Estilisticamente, os dois grupos não poderiam ter sido mais dramaticamente separados. Q-Tip do ATCQ, Phife Dawg e Ali Shaheed Muhammad imergiram o seu jazz brilhante e o soul underground sampleado com letras divertidas, introspectivas e esperançosas, celebrando e dissecando a experiência negra. O Wu — o implacável grupo de nove membros de Staten Island, liderado pelo produtor inovador RZA — conquistou seu crédito de rua sem qualquer combinação filtrada; referências peculiares da cultura pop e clipes de filme de Kung-Fu; e o soul que esmaga as batalhas de rep.

Protect Ya Neck!” Os declarados do Shaolin causaram um estrondo com o seu primeiro single. Não era uma mera ameaça. Enquanto A Tribe Callled Quest estava apontando para corações e mentes, o Wu-Tang Clan estava mirando nas cabeças.

Na verdade, o hip hop estava rolando. No entanto, em 1993, a música rep, que enfrentou um empurrão conservador de diretores de programas de rádio que consideravam a arte tão criticada como muito crua e profana para os turnos diurnos, ainda fazia um assento traseiro para o R&B. Isto foi “antes do controle rígido do hip hop sobre as paradas SoundScan da Nielsen; antes que os reppers se tornassem o rosto dominante do pop”, detalhado pela VIBE em uma edição de janeiro de 2007 sobre esse período de criação de gênero.

A irmã caçula de Michael, Janet Jackson, abraçou suas raízes do R&B com janet que foi seis vezes platina, uma declaração sensual que encabeçou as paradas do álbum pop da Billboard durante seis semanas consecutivas do verão. Um R. Kelly com seu pré-escândalo dropou sua disputa sexual definitiva — o multi-platina “12 Play”. Mary J. Blige seguiu sua mudança de jogo de platina triplica em 1992, “What’s the 411? com a influente compilação “What’s the 411? Remix”. E KennedyBabyfaceEdmonds de Toni Braxton e AntonioLAReid produziu a estreia auto-intitulada movendo mais de cinco milhões de unidades, uma vez que se tornou um acessório inescapável da tempestade silenciosa no rádio.

Mas o controle total do R&B sobre a paisagem da música estava em exibição total no quadro da Billboard em 5 de Junho de 1993, com singles populares. Sete das 10 melhores faixas do país foram da tradição do R&B: Janet JacksonThat’s the Way Loves Goes” (1); Silk Freak Me” (2); H-Town Knockin’ da Boots” (3); SWV Weak” (4); Vanessa Williams and Brian McKnight Love Is” (5); SWV I’m So Into You” (6); e Robin S. Show Me Love”.

Um ano depois, o R&B renunciaria ao aperto das cartas pop, deixando espaço para o maior sucesso comercial do hip hop, com o contínuo aumento da Death Row, a chegada da Bad Boy Records e a dramática ascensão do Sul.

Mas essa é outra história.

Manancial: VIBE Magazine

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca