spot_img
quarta-feira, maio 1, 2024

Últimos Posts

150 anos depois, os jeans “501” da Levi’s são tão icônicos e duradouros como sempre

Começos humildes só podem levar a um grande sucesso. O status da Levi’s 501 é uma prova disso, usado por todos, desde presidentes, artistas, construtores, gangues e até beatniks, popstars e supermodelos. Para comemorar isso, a Levi’s Vintage Clothing decidiu lançar suas iterações mais populares desde seu início em 1873. Mas antes de mergulharmos no primeiro lançamento, o “Japan Katanaka 501” de 1937, vamos ver como o “Blue Jean” se tornou tal ícone.

Muita coisa mudou em 150 anos. Os avanços tecnológicos dispararam com a invenção da internet, as mudanças culturais globais deram origem a novas formas de pensar e à independência individual, os MP3s iniciaram a autonomia musical e o mundo da moda virou de cabeça para baixo. Com toda essa mudança ocorrendo, a receita do jeans Levi’s 501 permaneceu a mesmo, embora com pequenos ajustes e atualizações para atender às demandas da moda.

A lenda da Levi’s começou em 1872, quando o comerciante de uma merceária Levi Strauss e o alfaiate Jacob Davis uniram forças. Davis costumava comprar linha e tecido de Strauss, que ele transformava em uniforme para trabalhadores (também conhecido como “macacão de cintura” até 1960), mas um dia uma mulher procurou David para reclamar que as calças de trabalho de seu marido não eram duráveis ​​o suficiente, enfatizando que a costura não aguentou. Davis, por sua vez, tirou os rebites de metal usados ​​como fechos de um selim para reforçar a calça, que deu origem ao icônico jeans azul que conhecemos hoje. Um ano depois, 20 de maio de 1873, marcou o início oficial dos 501s, com Davis e Levi Strauss & Co lançando a patente para o que se tornaria um dos mais populares pares de jeans azul.

Como um símbolo da hegemonia cultural em todo o mundo ao longo das décadas, o “501” conseguiu se infiltrar em todas as facetas da sociedade. Após a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, o jeans Levi’s ganhou popularidade como nenhum outro, pois eles mudaram de trajes da classe trabalhadora para roupas do dia a dia. A década de 1950 viu o grupo demográfico de crescimento mais rápido, os rebeldes adolescentes, adotarem os “501s” como sua calça preferida, graças a ícones de Hollywood como Marlon Brando, James Dean e Marilyn Monroe.

Não foi apenas a consciência da cultura pop que reforçou o nome 501, houve as comunidades anti-establishment nos anos 60, como músicos de rock ‘n’ roll e poetas, que deram ao 501 um novo lado de sua identidade enquanto o “movimento Summer of Love” do final dos anos 60 viu novos públicos migrarem para o “Blue Jean”. O final dos anos 70 viu os movimentos Punk e Hip-hop seguirem a moda, com artistas como Run DMC mantendo aquela veia rebelde pela qual os jeans eram conhecidos, e o visual oversized do N.W.A. manteve isso vivo nos anos 80.

Para ser franco, todo mundo precisava de um par de jeans confiável com um bom design e uma boa história, e é exatamente isso que o “501” oferecia – feito para durar e verdadeiramente imortal. O caimento estiloso e atemporal do “501” praticamente desafiou as tendências. 

Com tudo isso em mente, faz sentido porque a Levi’s Vintage Clothing decidiu lançar novamente um de seus modelos “501” mais populares, o 1937. “O 1937 501 é um jeans tão bonito e que representa a transição do velho mundo para o novo. Possui presilhas e fivela cinch, mas começou a perder os botões suspensórios, que eram opcionais neste período. Também inclui a aba vermelha pela primeira vez, e os antigos rebites expostos nos bolsos traseiros são substituídos por novos ocultos Então, na contagem regressiva para o nosso primeiro Blue Jean, o 1937 é a maneira perfeita de começar”, disse Paul O’Neill, diretor de design das coleções da Levi’s na Levi Strauss & Co.

Os “501s” simbolizam a atemporalidade, e o dançarino Radin comenta como sua prática se alinha com isso. “Eu tento dar ao meu trabalho essa qualidade atemporal construindo estruturas como as molduras de madeira para minhas pinturas, para que eu volte às raízes de como essa prática prosperou todos esses anos; isso dá ao trabalho uma sensação de artefato antigo. Eu também Aprendi marcenaria com meu pai quando adolescente. Ele é um carpinteiro incrível, e essa tradição está na minha família há três gerações, então estou tentando mantê-la viva.

“Liberdade e movimento são grandes partes do meu ofício e as primeiras coisas que vêm à mente nesses jeans”, diz ele. Como dançarino, Radin precisa de flexibilidade, adaptabilidade e um par de calças resistentes, algo que os “501s” encapsulam.

O exclusivo denim japonês com ourela que compõe esta reedição do “501” é um marcador de sua confiabilidade e herança. Antes do denim “Selvedge da Levi’s vir da fábrica de Kaihara no Japão, a marca trabalhou com a “Cone Mills” na Carolina do Norte para obter seu material, onde nasceu a famosa costura vermelha. Usado para ajudar a diferenciar entre outras qualidades de tecidos, o agora procurado ponto vermelho significava denim de ourela extra durável da mais alta qualidade.

No entanto, na verdade, é a textura do denim japonês, uma vez lavado (usado nesses 501), que se tornou um elemento cobiçado das coleções de roupas vintage da Levi’s (todos os jeans retráteis da Levi’s Vintage Clothing agora são fabricados no Japão). Encolher para caber é outro fator distintivo que coloca a Levi’s à frente da curva. Se a tensão for aplicada às fibras do denim durante a criação do jeans, ela será liberada na primeira lavagem, o que significa que você controla como o denim se ajusta perfeitamente ao seu corpo.

O “Katanaka 501” do 150º aniversário de 1937 vem completo com um conjunto completo de recursos japoneses, desde a aba vermelha e o patch traseiro até os rebites de metal, botões de haste e pisca-pisca de bolso. A abordagem japonesa para a fabricação de jeans envolve uma construção premium e é vista como um ofício artesanal qualificado, o denim ourela, por exemplo, é tecido em teares antigos que exigem um certo nível de habilidade.

A conexão com o Japão e a Levi’s é mais profunda do que suas muito cobiçadas técnicas e materiais de fabricação de denim. O mercado japonês tem afinidade com o denim em geral, sendo que o denim tem um forte impacto cultural na forma como se vestem. A sociedade japonesa entrou em contato com o jeans pela primeira vez após a Segunda Guerra Mundial, quando soldados americanos que estavam deixando o Japão deixaram para trás alguns de seus pertences. Esse estilo militar, mesclado com jeans, acabou sendo vendido em feiras livres que chamaram a atenção dos consumidores japoneses da época. É claro que a cultura pop e a assimilação do vintage americano se infiltraram na psique japonesa, resultando em muitos jeans importados para revender por um bom preço.

Portanto, não é surpresa que a maior população de colecionadores e conhecedores da Levi’s seja japonesa – os jeans se tornaram símbolos não apenas de herança e história, mas também de longevidade e estilo duradouro (é por isso que a Levi’s Vintage quer celebrar esse relacionamento especial). Levi’s Vintage tem tudo a ver com trazer de volta os ajustes, tecidos e detalhes de épocas passadas, vasculhando seus arquivos raros com mãos enluvadas de branco revelando segredos do passado – e o “501” de 1937 é um daqueles tesouros que é tão valorizado agora quanto era naquela época.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca