spot_img
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Últimos Posts

Um passeio pela história dos Bailes Charme: espetáculo “DCC10” celebra os 10 anos da primeira companhia de Dança Charme do Brasil, a Dança Charme & Cia

A Dança Charme & Cia, primeira companhia de Dança Charme profissional do Brasil, comemora 10 anos com uma viagem pela essência dos Bailes de Charme em versão teatral: o espetáculo “DCC10”, que estreia com duas apresentações nos dias 22, sábado, às 19h, e 23 de julho, domingo, às 18h, no Teatro Municipal Angel Vianna, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Com direção de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves, o projeto é contemplado pelo edital FOCA, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo é um tributo à Dança Charme e a tudo que inspira cada charmeiro da companhia, que tem o objetivo de apresentar uma linguagem cênica autêntica de movimentos oriundos dos bailes de Charme/Hip Hop do subúrbio carioca. A cultura Charme, que surgiu nos anos de 1980 na cidade do Rio de Janeiro, é até hoje símbolo de autoestima, afirmação, elegância e de valor, principalmente através de sua dança e modo de viver. Nesse sentido, a produção se propõe a apresentar as referências do Charme e para além do movimento, com clássicos nacionais e internacionais que saúdam e convidam o público para dançar, cantar e conhecer a vivência do Baile Charme

Somos a primeira companhia de Dança Charme profissional a levar essa cultura com protagonismo aos palcos dos teatros do Rio de Janeiro e para a internet de forma tão própria, com respeito às suas origens e democratizando o acesso a esta dança através dos seus próprios artistas sociais. Mas a gente nunca esqueceu que a cultura é contínua e que temos uma nova geração que traz um novo corpo e novas linguagens cênicas. E misturar tudo isso em um espetáculo o torna possível de ser grandioso”. Conta Marcus Azevedo.

Eduardo Gonçalves revela que a expectativa é muito grande para esse momento tão especial. 

Depois de tudo que passamos nos últimos anos, de resistir e prosseguir, o sentimento que tenho é de gratidão. Lembro como se fosse hoje o Marcus me dizendo que iria criar uma companhia que pudesse representar a cultura Charme, sua dança e seu estilo. Somos e permanecemos como pioneiros, pois sustentar por 10 anos vários espetáculos, formar dançarinos de dança Charme, fomentar a cultura onde nunca se ouviu falar e conquistar os palcos do teatro com essa dança urbana popular e periférica, só me mostra que estamos no caminho certo” recorda Gonçalves.

Não é apenas uma celebração dos 10 anos da companhia, mas se trata da oportunidade de captar a energia de estar em um baile Charme, como o Viaduto de Madureira, nosso patrimônio imaterial. Os passinhos sociais e os originais lá da década de 1980, o hip-ho, o samba, o jazz, as culturas periféricas de cada corpo que compõe a companhia. É uma celebração do orgulho de ser charmeiro, feita por charmeiros para todos, todas e todes em linguagem artística. Pois só nós podemos contar a nossa história”, destaca Azevedo.

Serviço:

DANÇA CHARME & CIA – DCC10

Local: Teatro Municipal Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Dia e horário: sábado, dia 22, às 19h, e domingo, 23 de julho, às 18h 

Duração: 60 minutos

Ingressos: R$ 10

Vendas pelo Sympla: 

Sábado (https://www.sympla.com.br/evento/danca-charme-e-cia-dcc10-22jul-sab-19h/2066073

Domingo (https://www.sympla.com.br/evento/danca-charme-e-cia-dcc10-23jul-dom-18h/2066103

Classificação etária – Livre

Mais informações: https://www.instagram.com/dancacharmedcc/ 

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca