Home Rap Nacional Suja dFato, em parceria com Faustino Beats, lança “BALLER”
Suja + Camel - BALLER

Suja dFato, em parceria com Faustino Beats, lança “BALLER”

por ZonaSuburbana

Palavra afro-americana que descreve alguém do gueto que faz muito dinheiro e/ou vive de maneira extravagante, “BALLER”, também numa referência à 2Pac, é o nome do lead single que anuncia o lançamento do álbum da artista Suja dFato, ainda sem data divulgada.

Retratando a vida e a linguagem dos guetos e conjuntos habitacionais, e a presença e influência das mulheres nesses locais, os artistas entregam uma estética inspirada nas gangues de Chicago, mais precisamente a Latin Kings, maior gangue latina e hispânica do mundo, que tem como propósito a luta contra o preconceito racial e a opressão policial.
Respeito, Honestidade, União, Conhecimento e Amor, são as palavras que dão sentido às 5 pontas da coroa, símbolo da gangue, que foi a primeira – e uma das únicas – a aceitar mulheres (denominadas Latin Queens) como membros e dividir igualmente com elas as tarefas e os lucros.

Quantas vezes o nosso direito de ir e vir foi cerceado pelos limites impostos em nome do controle das áreas dominadas por facções e/ou milícias? Mas as ruas se comunicam! Seja através da música, da dança, ou do elemento mais marginalizado da cultura Hip-Hop que é a piXação, a rua se conhece e dialoga sobre tudo que acontece no mundo. Reconhecida juridicamente como vandalismo, “considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva, contribuindo para a degradação da paisagem, vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo…” nos termos do artigo 65 da lei n. 9.605.

A piXação é sim um meio de diálogo entre os núcleos urbanos! É sim arte, sobrevivência, registro histórico e negar isso é negar a contribuição dos hieróglifos, da arte rupestre e de tantas outras formas de expressões que contribuíram para a história da humanidade.

Em parceria com o produtor Faustino Beats, responsável pela produção musical, captação, mix e master, e participação de qualfoideCamel, o single é uma composição envolvente assinada pelos três artistas e já está disponível em todas as plataformas de streaming; assim como seu clipe, com direção, captação, edição e drone assinados por Yan Onawale, fotografia por Heder Novaes, e produção, stylish e script por Camel e a própria Suja que já está disponível no canal do YouTube da artista.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações