Home Noticias Sony Music e ID_BR lançam projeto “Vozes e Tons” para fomentar e celebrar a cultura negra
Sony Music e ID_BR lançam projeto "Vozes e Tons" para fomentar e celebrar a cultura negra

Sony Music e ID_BR lançam projeto “Vozes e Tons” para fomentar e celebrar a cultura negra

por ZonaSuburbana

A Sony Music Brasil, em parceria com o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), reforça seu comprometimento contínuo com a diversidade e inclusão racial, e lança, por meio de uma iniciativa pioneira na indústria fonográfica nacional, o “Vozes e Tons”. O amplo projeto busca destacar a importância da cultura negra às novas gerações e jogar luz à toda a grandiosidade e representatividade de seus artistas.

A ação é composta por três frentes: pela websérie “Vozes e Tons” Inspiram, pelos grafites em pontos turísticos do Rio de Janeiro no “Vozes e Tons” Ocupam e pelo minidocumentário sobre cultura negra intitulado “Vozes e Tons DOC”. O objetivo do projeto, que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, é potencializar o trabalho de artistas pretos e pardos na indústria musical com uma série de atividades que se estenderão até 2022.

Cristiane Simões, diretora de Marketing e Produção da Sony Music Brasil, explica como os acontecimentos levantados pelo #BlackoutTuesday de 2 de junho de 2020 (protesto digital ocorrido após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, que viralizou e ganhou escala global), foram essenciais para que as práticas antirracistas da empresa partissem para ações afirmativas concretas.

Foi aí que, em conjunto com o time da Sony, veio a ideia do Vozes e Tons. O objetivo é enaltecer a cultura negra através de vídeos que contam as histórias da carreira de grandes compositores como Pretinho da Serrinha e cantoras como Sandra Sá, além de depoimentos de executivos que moldaram este mercado, mas que são pouco conhecidos pela nova geração”, comenta Cristiane.

Dentro do projeto, o ID_BR se posiciona com sua expertise, auxiliando na construção e desenvolvimento, na parte criativa e também na consultoria racial. Além disso, o instituto também fará treinamentos – o ABC da Raça – com os participantes do “Vozes e Tons”, tanto artistas quanto empresários, para contextualizar as relações raciais e o racismo estrutural no Brasil.

Muitas organizações entendem que temos um problema estrutural, mas não sabem como iniciar as mudanças. Nós apoiamos e damos o suporte necessário para que elas encontrem as melhores práticas e ações para a transformação interna. Em paralelo, mas também como parte ativa de que precisamos potencializar o movimento antirracista, o Vozes e Tons vem como forma de amplificar vozes negras potentes e talentosas”, diz Tom Mendes, diretor financeiro administrativo do ID_BR.

Para chancelar o posicionamento da empresa na causa antirracista – que já vinha acontecendo na matriz norte-americana com a contratação de Tiffany R. Warren como executiva da área de Diversidade e Inclusão da Sony Music Global – além da união no projeto, a Sony Music Brasil também é uma empresa que aderiu ao Selo Sim à Igualdade Racial do ID_BR, ferramenta que ajuda a mapear as práticas necessárias para a promoção da igualdade racial de forma efetiva em uma empresa.

O resultado disso foi a criação da área de Diversidade e Inclusão dentro do departamento de Recursos Humanos, trazendo o tema para o cotidiano dos funcionários por meio de treinamentos e palestras, assim como o comprometimento em aumentar o número de colaboradores negros na companhia.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações