Home Rap Nacional Sombra e Valério se unem no single “Onde Orbitamos”
Sombra e Valério - Onde Orbitamos

Sombra e Valério se unem no single “Onde Orbitamos”

por ZonaSuburbana

Do mesmo município (segundo maior de São Paulo) e da mesma geração, Sombra e Valério seguiram trajetórias musicais distintas. O primeiro, do Jardim Lenize, é o lendário MC e compositor do SNJ (Somos Nós a Justiça), um dos mais destacados grupos de rap do Estado de São Paulo, reconhecido nacionalmente por sucessos como “Se Tu Lutas, Tu Conquistas” e “Viajando na Balada”, que marcaram uma geração na virada da década de 90 para os anos 2000.

O segundo, compositor, cantor, multi-instrumentista e skatista, cria do Parque CECAP (sigla para Caixa Estadual de Casas para o Povo, conjunto de habitações inaugurado no fim dos anos 60), percorre o cenário da música alternativa e exploratória há cerca de 15 anos, tendo passado por grupos como M.Takara 3, fundado e liderado os quartetos HAB (do catálogo da Desmonta) e Gata Pirâmide (este último, com Steve Shelley na bateria), entre outras atuações.

Hoje em carreira solo, tal qual o rapper Sombra, Valério tem dois álbuns lançados (o mais recente é de 2020, Cratera) e vem organizando projetos culturais de valorização de instrumentos de origem africana.

Sombra se dedica ao terceiro disco, previsto para 2021, sucessor de “Fantástico Mundo Popular (2013; editado em vinil em 2019), em que reúne convidados como Jorge Du Peixe e Rael.

Vi o Sombra cantar diversas vezes em Guarulhos, ao lado do SNJ. Teve um show que especialmente me marcou, rolou no calçadão do Centro, eu tinha uns 20 anos. O que desde sempre me atrai no grupo é a humanidade e sensibilidade das letras do cara”, conta Valério, autor da base eletrônica e produção do novo single, mixado e masterizado pelo engenheiro de som Rodolfo Duarte, nascido em Sapopemba (extremo leste da capital paulista).

Onde Orbitamos’ reúne as melhores características do Sombra, essa maneira singular de cantar e passar a visão, de entrelaçar às composições protesto, esperança e um humor que é próprio dele”, Valério afirma.

O single “Onde Orbitamos” está disponível em plataformas digitais. O artista visual cearense Haroldo Saboia assina a foto da capa. Na imagem, se vê a Serra do Talhado, localizada no povoado de Ventura, na cidade de Alcântaras (CE).

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações