Home Agenda Rinha dos MC’s celebra nove anos com show gratuito de Criolo

Rinha dos MC’s celebra nove anos com show gratuito de Criolo

por Dj Abraão

Rinha dos MC’s celebra seus nove anos no mês da Consciência Negra
Trazendo todos os elementos do Hip Hop, o evento gratuito que acontecerá no Centro Cultural da Juventude contará com show de Criolo e DJ DanDan, fundador do projeto

A Rinha dos MC’s, projeto de Hip Hop focado no universo da rima de improviso irá promover um evento dedicado a confraternização de 9 anos de atuação no cenário da arte urbana brasileira, apresentando uma programação extensa de rap, graffiti, dança, discotecagem, além das tradicionais batalhas de freestyle. O evento acontecerá no dia 22 de novembro, das 16h às 21h30, no Centro Cultural da Juventude, localizado na Zona Norte de São Paulo.

A comemoração inserida intencionalmente no mês da Consciência Negra consolida um marco da trajetória percorrida pelo projeto, em prol de ações culturais de engajamento social. O evento conta com parceiros como a Livraria Suburbano Convicto, do escritor e ativista social Alessandro Buzo e a marca Starhaze que cederam produtos para premiação dos MC’s, devido à importância e protagonismo das manifestações da linguagem de rua para a cultura da cidade. “O projeto Rinha dos MC’s é uma iniciativa que se mantém de forma independente, ou seja, não existe apoio ou financiamento contínuo para manutenção das nossas ações, portanto a realização do evento se consolida como importante afirmação da resistência cultural em prol do Hip Hop brasileiro”, diz Amanda Ferreira Gomes, produtora cultural e coordenadora do projeto.

A essência do evento tem ritmo, poesia e muita improvisação: “As Batalhas de SP”, serão apresentadas a partir da conexão da Rinha com uma rede de articulação entre as diversas batalhas que ocorrem na cidade, como forma de visibilidade para todas as manifestações de rima improvisada que ocorrem no espaço urbano. Assim, os MC’s serão indicados pelas Batalhas Parque dos MC’s (Zona Norte), Batalha da Matrix (Guarulhos), Batalha Racional e Batalha da Roosevelt (Centro SP), Arena MC (Mogi das Cruzes) e Batalha Santa Cruz (zona sul), que se enfrentarão em uma disputa de rimas afiadas. O evento também contará com a presença da dança de rua do grupo DaRealBeatCompany, Live Painting Grafitti com Grupo OPNI e show de Criolo e Dandan, no clássico formato DJ + MC.

Idealizada por Criolo e DJ DanDan, a Rinha dos MC’s é um projeto que nasceu nos idos de 2006, época em que não havia nenhum espaço dedicado a manifestação artística da rima improvisada do rap brasileiro, e desde então realizou inúmeros eventos pela cidade e estado, percorrendo também outras regiões do país. A Rinha dos MC’s, portanto é reconhecida como um dos projetos mais tradicionais no cenário paulistano, tendo seu reconhecimento expandido em todo o Hip Hop brasileiro.

Além de priorizar o aprendizado e aperfeiçoamento artístico dos MC’s, a Rinha tem como um dos principais valores promover a integração dos quatro elementos, que com o rap formam o movimento hip-hop: DJ, graffiti e danças urbanas, tornando assim a Rinha dos MC’s um grande espetáculo que leva cultura e informação para o público por meio da cultura. “Quando tivemos essa ideia não imaginava o tamanho da felicidade que iria nos proporcionar. Um ato simples com o intuito de valorizar a cultura do vinil e a arte do freestyle, com influência direta da Liga dos MC’s, criada no Rio de Janeiro. Isso aconteceu em 2006 e persiste até hoje, um ambiente de encontro, onde muita coisa boa aconteceu e continua a acontecer, pois onde há boa vontade, amor à arte, um microfone e um par de toca-discos as possibilidades são infinitas” afirma Criolo.

Com uma boa dose de humor, ironia e sarcasmo, os MC’s (mestres de cerimônias) duelam entre si com rimas improvisadas no ritmo da base (batida) tocada pelo DJ. A dinâmica da batalha é organizada desta forma: um MC enfrenta o outro podendo pegar o microfone por duas vezes durante 30 segundos cada um. Além do próprio conteúdo das rimas, é a capacidade de envolver e empolgar a plateia com a rapidez do raciocínio que faz o próprio público escolher naturalmente o vencedor da Rinha dos MC’s.

São inúmeras histórias de artistas e protagonistas que circularam pela Rinha consolidando sua carreira, desenvolvendo potencialidades e apresentando trabalhos artísticos. Figuras importantes na atualidade como Emicida, Projota, Rashid e Flora Matos são somente uma amostra da importância da Rinha no cenário musical brasileiro. “Para 2016, com os 10 anos de projeto, queremos expandir nossas atividades, desenvolvendo tecnologias sociais que possam dar sustentação ao projeto. Inclusive já temos previsto o lançamento de uma websérie que vai fortalecer todos os movimentos de batalhas que temos hoje na cidade. Está tudo sendo pensado em função da expansão como um todo.” afirma Amanda.

Programação:
16h00 – Discotecagem DJ Marco e DJ Dipper
17h00 – Danças Urbanas com DarealBeatCompany
17h40 – Batalha de MC’s com premiação
19h00 – Show Criolo e DanDan (formato DJ + MC)

Serviço:
Centro Cultural da Juventude – CCJ
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
Telefone: (11) 3984 -2466
Entrada gratuita
ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

Rinha dos MC’s celebra 9 anos

Você pode gosta

1 comentário

Criolo: um divisor de águas na música brasileira #escutaqueébom 05/08/2018 - 17:23

[…] balcão das Lojas Americanas para as salas de aula até os palcos, criou ao lado de DJ DanDan a Rinha dos MCs, solo onde brotaram Emicida, Rashid, Projota e muitos outros nomes da cena atual do RAP BR. Em 04 […]

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações