spot_img
terça-feira, abril 23, 2024

Últimos Posts

RealHippie libera EP “Faço Refrão Nunca?” com 4 faixas

O artista RealHippie (@realhippie082), da cena underground de Maceió-AL, ganhou uma certa relevância esta semana ao anunciar e posteriormente liberar o seu novo EP “Faço Refrão Nunca?”.

O EP que conta com 4 músicas, gerou polêmica devido ao conteúdo da sua 4ª faixa que foi intitulada “Sulicidio Parte 2”. No dia último domingo, dia 29 de agosto, o rapper liberou seu EP e surpreendeu os seus ouvintes com uma proposta não muito comercial, música sem refrãos e letras ácidas.

O artista nordestino conseguiu conciliar muito bem os elementos mais tradicionais do gênero trap com linhas sarcásticas, gírias locais e até mesmo com críticas implícitas e explícitas. Apesar do fato das faixas não contarem com refrão, tudo foi feito de um modo fluido para que elas não se tornassem monótonas. A quarta faixa, que gerou polêmica, é uma clara referência à música “Sulicidio” dos artistas Baco Exu do Blues e Diomedes Chinaski, que foi lançada no dia 29 de agosto de 2016 (exatamente 5 anos antes).

Assim como a “primeira versão”, a “nova versão” também se trata de uma crítica ao que o artista entende como uma persistente centralização do rap no eixo sudeste e que apesar do pequeno progresso em relação ao ano 2016, ainda é uma realidade no meio.

RealHippie, que levanta a bandeira da região Nordeste na música, chega a citar que as regiões Sul e Norte também são prejudicadas com essa realidade. “Sulicidio parte 2” traz diversas críticas à essa centralização, deixa subentendido ataques a alguns rappers e cita diretamente o nome de artistas como Dfideliz, Kant e Ngc Daddy.

O vídeo que acompanha a música também é uma referência ao vídeo de “Sulicidio”, as palavras e frases escritas em fontes distintas fazem contraste ao fundo branco e dão dinâmica à obra. Os elementos sarcásticos presentes no vídeo muitas vezes aliviam o peso das “punchlines” presentes na letra.

Também é possível notar recortes de áudio do personagem fictício Frederico Evandro, do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, no início e no meio da “track”.

O EP “Faço Refrão Nunca?” como um todo gira em torno desse universo do jovem Alagoano que está em busca de viver da música. Os assuntos presentes nas faixas misturam o passado, a realidade atual do rapper e os objetivos que ele pretende alcançar, que vão desde bens materiais à lugares em que ele projeta chegar dentro do cenário musical. Além disso, em todas as músicas do EP o rapper faz questão de exaltar sua terra, seja se referindo ao nordeste de uma forma geral ou falando diretamente o nome da cidade de Maceió. 

Confira o EP completo no canal do rapper no Youtube.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca