Home Editorial Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora
Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora

Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora

por ZonaSuburbana

Felipe Oliveira Campos (Felipe Choco), Mestre pelo programa de Estudos Culturais da Universidade de São Paulo, EACH-USP. Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, e antigo integrante do lendário dueto de rap Sarksmo & Choco, lança seu primeiro livro: “Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora”.

As batalhas de MCs têm proliferado em todo o território brasileiro, seja em escala municipal, regional, estadual ou nacional. Essa proliferação se deu agregada com um conjunto de mudanças no país, referente a políticas públicas, conjuntura econômica interna e mundial peculiares, e uma série de mudanças sociais irreversíveis, como o advento e a popularização das redes sociais digitais. Atrelada a essas mudanças, a digitalização da música e as transformações no modo de sua produção, distribuição e consumo, trouxeram desafios para as culturas contemporâneas, em específico para o movimento cultural Hip Hop.

A obra oferece uma série de análises e interpretações desses processos, passando pelo Rap-manifesto “O Hip Hop é Foda” de Rael, e abordando a constituição de uma estética no Rap que coloca as batalhas de MCs como condição, meio e produto desse novo momento que alterou o sentido das palavras trabalho e organização. Para tal, foi empreendida uma profunda pesquisa acerca da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo – que acontece semanalmente há 8 anos na cidade –  como forma de apreender essas dinâmicas, de um processo que prossegue em aberto.

O livro, que conta com prefácio de Daniela Vieira dos Santos, apresentação por Emicida e texto de orelha por Deivison Faustino (Nkosi) é lançado pela Editra Hucitec (SP), através do projeto Diálogos da Diáspora junto a outros livros de autores/as negros/as e indígenas.

Ilustração: Edson Ike

Arte gráfica: DJ Tales Mulatu

Adquira o seu em: https://bit.ly/livro-matrix.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações