Home Noticias Racismo institucional: Confira campanha de combate ao racismo lançada pelo governo do Paraná

Racismo institucional: Confira campanha de combate ao racismo lançada pelo governo do Paraná

por ZonaSuburbana

De acordo com o site Brasil Post, a campanha de combate ao racismo lançada hoje (17/11) pelo governo do Paraná mostra uma versão mais elaborada e perversa do preconceito racial, que é o racismo institucionalizado.

“No vídeo, dois grupos de profissionais de Relações Humanas (RH) são convidados a descrever atividades e profissões de pessoas com base em fotografias.

O primeiro grupo analisa imagens de pessoas de pele branca praticando tarefas variadas, como cuidar de um jardim e correr. Já o segundo descreve as mesmas fotos – protagonizadas, no entanto, por pessoas de pele negra.

O resultado dessa experiência mostra que, infelizmente, o racismo é um problema estrutural no Brasil e afeta o cidadão negro em diferentes níveis e etapas de sua vida.

Lançada para fomentar o debate no Mês da Consciência Negra (e incentivar a denúncia de casos de racismo) a campanha apresenta ainda dados de instituições como IBGE e DIEESE que revelam como o racismo afeta o negro no Brasil.”

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações