Home Noticias Projeto para criação do Dia Nacional do Funk é apresentado por Deputado Federal
Dia Nacional do Funk

Projeto para criação do Dia Nacional do Funk é apresentado por Deputado Federal

por RAPLongaVida

O Deputado Federal Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou um projeto de lei para a criação do Dia Nacional do Funk em 12 de julho.

A proposição foi criada em parceria com movimentos e coletivos culturais que recolheram assinaturas, com o objetivo de consolidar a importância do gênero no país.

A criação de um dia nacional para celebrar a cultura funk significa a institucionalização de um espaço para que se discutam políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece à população uma possibilidade de lazer”, afirma o político ao explicar o projeto de lei (PL) 2229/2021.

Sabendo que o acesso à renda, ao lazer e a equipamentos de cultura são direitos negados às comunidades vulnerabilizadas por todo o país, a mobilização aqui apresentada pretende estabelecer uma data a fim de criar esse espaço de debate, fomentando a valorização da cultura popular”, continuou Padilha.

A data escolhida remete ao primeiro baile funk feito no Brasil, o “Baile da Pesada”, realizado em 12 de julho de 1970. 

É em reverência à importância dos Bailes da Pesada no processo que levou ao desenvolvimento do funk no Brasil, e a todos os DJs e pessoas que estavam envolvidas nas festas e eventos daquela época, que queremos propor o dia 12 julho como o Dia Nacional do Funk. A pluralidade de suas vertentes, estilos e expressões, além de seu papel transformador na vida da juventude brasileira, torna sua representação em nosso calendário nacional obrigatória”, finalizaram.

Vale ressaltar que o estado de São Paulo já tem um dia do funk que é celebrado em 7 de julho, em homenagem ao MC Daleste, que morreu neste dia, em 2013.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações