Home Agenda Professora dá cursos sobre mulheres negras que fizeram história

Professora dá cursos sobre mulheres negras que fizeram história

por ZonaSuburbana

Interessados têm a oportunidade de fazer os cursos presenciais ou on-line

Mestre em educação e conhecida por escrever sobre o funk brasileiro e apresentar um trabalho sobre o tema nos Estados Unidos, Jaque Conceição aposta em um novo nicho de mercado: cursos segmentados sobre personalidades negras, especialmente as mulheres.

Em parceria com o Coletivo Di Jejê, durante o mês de outubro ela oferece dois cursos presenciais de grande relevância para o campo do feminismo negro – em ascensão nos últimos dois anos.

O primeiro deles ocorre no dia 12 de outubro, na Casa Comunitária Di Jejê e abordará “O pensamento de Angela Davis”. “Esta será a última edição do curso sobre a professora e ativista norte-americana Angela Davis e terá textos inéditos em português”, anuncia.

Já no dia 22 de outubro, a professora ministra o curso “A solidão da mulher negra”, que trabalhará com a linguagem cinematográfica de Spike Lee. “Ele foi um importante diretor afro-americano, cujos filmes retratam o universo dos negros e negras da diáspora”, diz.

Ainda de acordo com Jaque Conceição, cada curso presencial terá 25 vagas e a prioridade é para as mulheres negras.

Audre Lorde

Cursos on-line
Outro destaque do trabalho são os cursos on-line, que costumam ter até 80 participantes. A ideia, segundo Jaque, veio após a primeira edição dos cursos, que ocorreu em setembro de 2015. De lá pra cá, ela participou de um curso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e não parou mais. “Os temas estão ligados ao feminismo negro e ao movimento negro e pensamos em ampliar isso para a internet, a fim de atender o publico que nem sempre pode estar presente”, destaca.
Por isso, o próximo curso online será sobre feminismo negro norte-americano a partir de autoras como Patrícia Hill Collins, Erika Huggins e Audre Lorde. “O ensino à distância rompe barreiras e aproxima pessoas. Um exemplo é que na primeira edição do curso ‘A história do feminismo negro no Brasil’ tivemos alunas do Uruguai e de Cabo Verde, na África”, pontua.

Serviço:
Curso Presencial “O Pensamento de Ângela Davis”
Data: 12 de Outubro de 2016
Local: Casa Comunitária Coletivo Di Jejê / Rua Caetano Gonçalves, 75 (Chora Menino/São Paulo – Santana/ Próximo a Linha Azul)
Horário: 10h às 18h
Inscrições: https://goo.gl/51kcdu
Vagas: 25 lugares
Cronograma: 10hs – Café
10h30 – Rode de apresentação
11h – Liberdade
12h – Feminismo
13h – 14h – Almoço
14h – Feminismo
15h – Racismo
16h – Café
16h30 – Sistema prisional

Curso Presencial A solidão da mulher negra
Data: 22 de Outubro de 2016
Local: Casa Comunitária Coletivo Di Jejê / Rua Caetano Gonçalves, 75 (Chora Menino/São Paulo – Santana/ Próximo a Linha Azul)
Horário: 10hs as 18hs
Inscrições: https://goo.gl/ncLZOp
Vagas: 25 lugares
Cronograma: 10h – Café
10h30 – Roda de apresentação
11h – O mito da solidão da mulher negra
13h – 14h – Almoço
14h – Colorismo, relacionamento interracial, despigmentação: a escravidão de ontem, o (des)afeto de hoje
16h – Café
16h30 -Família negra e a masculinidade negra

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações