Home Editorial Produtor mineiro, Pdrão celebra caminhada de 15 anos como um dos pioneiros de videoclipes de rap e funk nas periferias
Produtor mineiro, Pdrão celebra caminhada de 15 anos como um dos pioneiros de videoclipes de rap e funk nas periferias

Produtor mineiro, Pdrão celebra caminhada de 15 anos como um dos pioneiros de videoclipes de rap e funk nas periferias

por ZonaSuburbana

Pedro Henrique Monteiro Moreira, hoje conhecido como Pdrão, é um um dos pioneiros da produção de videoclipes independentes na periferia, focando principalmente no funk e do rap, assinando videoclipes de artistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, com mais de 360.000.000 de visualizações em seu canal do YouTube.

Criador da P.Drão Videoclipes, seu trabalho tem possibilitado o acesso de vários jovens de baixa renda a este tipo de produção. Celebrando essa caminhada de 15 anos que teve início em 2008 ele irá lançar em maio os videoclipes de quatro artistas da periferia de Belo Horizonte, sendo eles Colombiana, Das Quebradas, MC Big e Berê MC. A ação tem o objetivo de demarcar o empreendedorismo da cena da produção audiovisual periférica, da qual Pdrão é um dos mais relevantes representantes, além de contribuir para a divulgação dos trabalhos destes artistas, cada um deles em estágios diferentes das suas respectivas carreiras.

Os lançamentos acontecerão de 11 a 14 de maio, no canal Youtube.com/pdraovideoclipes e todos os clipes terão tradução em libras. Além das estreias, o produtor vai realizar bate papos sobre os trabalhos e sua trajetória, com reflexões sobre o mercado, os processos de criação e os desafios em cada trabalho. As conversas serão realizadas no Instagram https://instagram.com/pdraovideoclipes, nos dias 10 e 15 de maio, de 19h às 20h.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Do rap ao audiovisual;

Pdrão começou sua história fazendo rap, ainda na adolescência. O caminho para o audiovisual, aconteceu por acaso, como ele mesmo conta.

Cantei rap por 12 anos e sonhava em ter um vídeo clipe meu, passando na MTV. Naquela época não existia YouTube e a forma de vê um clipe dos artistas era nos canais de televisão. Tive o meu primeiro vídeo clipe gravado com ajuda da AIC (Associação de Imagem  Comunitária) que naquela época tinha um programa na Rede Minas; acompanhei todo o processo de filmagem, edição, elaboração, direção de fotografia e roteirização. A AIC nos presenteou com esse clipe, e eu senti muita vontade de aprender a produzir vídeo clipes, como eu acompanhei todo o passo a passo eu senti que com dedicação era possível. inicialmente produzia para amigos, amigos de amigos, e assim o trabalho foi sendo divulgado e outros artistas começaram a entra em contato; desde então eu nunca mais parei”, relata.

Seu primeiros projetos de maior repercussão foram com artistas do funk como Mc Romeu, com a música “Rainha” e Mc Dodô com a música “Tocou na Ferida”. “Fomos pioneiros em vídeo clipe de Funk Consciente em BH e esse trabalho (MC Romeu) estourou no país inteiro, tocou e toda até hoje nas periferias do Brasil. O mais bacana é que este trabalho, proporcionou uma mudança de vida ao artista e também na minha, porque foi através deste trabalho que o meu nome realmente girou o Brasil e comecei a produzir artistas de várias regiões do país”, celebra.

Fortalecendo sonhos;

Pdrão, assim como vários jovens moradores das vilas e favelas de Belo Horizonte, enfrentou barreiras estruturais em sua caminhada, segundo ele mesmo reforça, o rap e o aprendizado no audiovisual deram a ele outra perspectiva. Orgulhoso da sua trajetória ele, sabe o quanto foi importante ter encontrado outros caminhos e vê como uma oportunidade para contribuir com as histórias de outras pessoas. “Acredito que sou um exemplo de superação por conseguir me me inserir na arte, estar até hoje em função da arte e ajudar as pessoas a realizar seus sonhos assim como eu realizei os meus”, conclui.

Serviço:

Pedrão Videoclipes – coms artistas: Colombiana, Das Quebradas, MC Big e Bere MC
Datas e horários: 11 a 14 de maio
Onde: www.youtube.com/pdraovideoclipes
Lives – diálogos sobre o audiovisual na periferia:
Dias 10 e 15 de maio, de 19h às 20h

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações