Home Editorial Poesia delas: presença de mulheres na literatura periférica é tema de websérie do Nós, mulheres da periferia
Poesia delas: presença de mulheres na literatura periférica é tema de websérie do Nós, mulheres da periferia

Poesia delas: presença de mulheres na literatura periférica é tema de websérie do Nós, mulheres da periferia

por ZonaSuburbana

Nós, mulheres da periferia, site jornalístico dedicado a repercutir a opinião e a história de mulheres negras e periféricas, lançou em outubro a websérie “Poesia delas: as mulheres na literatura periférica”, que apresenta entrevistas com personagens femininas que fazem parte deste fenômeno literário.

A primeira temporada celebra as comemorações dos 20 anos do movimento literário nas periferias da cidade de São Paulo, datado a partir da publicação, em 2001, do “Manifesto de Literatura Marginal”, na Revista Caros Amigos, coordenado pelo escritor Ferréz, além do aniversário do Sarau da Cooperifa, que começou no mesmo ano. 

“Nosso objetivo é contar a história do surgimento do movimento literário a partir da narrativa das mulheres que fizeram parte dessa história e contribuíram para seu desenvolvimento, e que, muitas vezes, não são tão reconhecidas”, explica Lívia Lima, jornalista do Nós, mulheres da periferia, que produziu as entrevistas e o roteiro da websérie, e possui pesquisa acadêmica sobre literatura periférica. 

A estreia da websérie aconteceu durante o Festival Estéticas das Periferias, em outubro, e, desde então, Nós, mulheres da periferia divulga os episódios semanalmente em seu canal do Youtube.

Em cinco episódios, cada um com a história de uma mulher – dentre produtoras culturais, escritoras e pesquisadoras – a websérie “Poesia delas” faz um retrato do surgimento do movimento de literatura nos bairros periféricos de São Paulo. 

Já estão disponíveis as entrevistas com Suzi Soares (Sarau do Binho), Rose Dorea (Cooperifa) e Elizandra Souza (Coletivo Mjiba), e, nas próximas semanas, serão divulgados os episódios com a antropóloga Érica Peçanha e a poeta Jenyffer Nascimento. 

Serviço:

Websérie Poesia delas: mulheres na literatura periférica
Realização: Nós, mulheres da periferia
Roteiro e entrevistas: Lívia Lima
Direção audiovisual: Semayat Oliveira
Direção de arte: Gabriela Lucena
Edição de som e imagem: Mariana Prudêncio (Zalika Produções)
Apoio: Ação Educativa – Estéticas das Periferias

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações