spot_img
quinta-feira, março 28, 2024

Últimos Posts

Movimentando a cena, Festival R.U.A. acontece em novembro em Limeira/SP

Os festivais de música sempre tiveram um importante papel simbólico e estrutural na construção da narrativa da música brasileira. Seja através de processos de promoção, de rotas de circulação e formação de plateia, até o momento mais recente, no qual os festivais de música independente assumiram um papel de protagonismo na irradiação da nova música brasileira e, fundamentalmente, das novas tecnologias e alternativas para o cenário crítico vivido pelo modelo anterior.

De movimento em movimento, o coletivo King Chong estruturou o Festival R.U.A., cuja sigla significa “Respeito, União e Arte”. Nesse ano o festival acontece no dia 19 de novembro, no Barracão do Feirante (Jd. Nossa Senhora das Dores), em Limeira/SP.

Em resumo, o R.U.A. é uma maratona de shows, atividades de integração e exposições artísticas que contracenam com feiras de economia solidária em locações angariadas pelos organizadores. O evento criado em 2013 transformou-se em uma marca do coletivo, tornou-se parte do calendário cultural oficial da cidade, chegou a ter uma edição na Bolívia em 2015 e caminha agora para a sua quinta edição, que será em parte financiada de forma colaborativa através do Catarse.

Assista ao vídeo de apresentação do festival e da campanha de financiamento coletivo:

King Chong é um coletivo de produção cultural e ações sociais, da cidade de Limeira, e desde 2012 tem procurado maneiras criativas de manter-se produzindo e fomentando o cenário cultural na cidade.

Formado por artistas e entusiastas de diferentes áreas, como a fotografia, design, música, artes visuais, produção de eventos, entre outros, o King Chong hoje, é um organismo vivo, que interage com a diversidade local, desenvolve formas de ocupar espaços com arte e onde quer que vá, pode mudar de forma positiva as pessoas e o ambiente, levando adiante o conhecimento adquirido a partir de suas experiências compartilhadas.

Saiba mais sobre a história do coletivo nessa matéria do New Yeah Música.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca