Home Agenda Movimentando a cena, Festival R.U.A. acontece em novembro em Limeira/SP

Movimentando a cena, Festival R.U.A. acontece em novembro em Limeira/SP

por ZonaSuburbana

Os festivais de música sempre tiveram um importante papel simbólico e estrutural na construção da narrativa da música brasileira. Seja através de processos de promoção, de rotas de circulação e formação de plateia, até o momento mais recente, no qual os festivais de música independente assumiram um papel de protagonismo na irradiação da nova música brasileira e, fundamentalmente, das novas tecnologias e alternativas para o cenário crítico vivido pelo modelo anterior.

De movimento em movimento, o coletivo King Chong estruturou o Festival R.U.A., cuja sigla significa “Respeito, União e Arte”. Nesse ano o festival acontece no dia 19 de novembro, no Barracão do Feirante (Jd. Nossa Senhora das Dores), em Limeira/SP.

Em resumo, o R.U.A. é uma maratona de shows, atividades de integração e exposições artísticas que contracenam com feiras de economia solidária em locações angariadas pelos organizadores. O evento criado em 2013 transformou-se em uma marca do coletivo, tornou-se parte do calendário cultural oficial da cidade, chegou a ter uma edição na Bolívia em 2015 e caminha agora para a sua quinta edição, que será em parte financiada de forma colaborativa através do Catarse.

Assista ao vídeo de apresentação do festival e da campanha de financiamento coletivo:

King Chong é um coletivo de produção cultural e ações sociais, da cidade de Limeira, e desde 2012 tem procurado maneiras criativas de manter-se produzindo e fomentando o cenário cultural na cidade.

Formado por artistas e entusiastas de diferentes áreas, como a fotografia, design, música, artes visuais, produção de eventos, entre outros, o King Chong hoje, é um organismo vivo, que interage com a diversidade local, desenvolve formas de ocupar espaços com arte e onde quer que vá, pode mudar de forma positiva as pessoas e o ambiente, levando adiante o conhecimento adquirido a partir de suas experiências compartilhadas.

Saiba mais sobre a história do coletivo nessa matéria do New Yeah Música.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações