spot_img
sexta-feira, julho 12, 2024

Últimos Posts

Midiadub apresenta obra interativa do Beco Expandido na mostra “Além das Ruas: histórias do graffiti”, no Itaú Cultural

O Midiadub chega pela primeira vez ao Itaú Cultural com duas obras do Beco Expandido na exposição “Além das Ruas: histórias do graffiti”, que reúne expoentes da história da arte de rua brasileira para uma imersão na arte urbana. As obras dos artistas Binho Ribeiro e Highraff, darão interatividade à exposição, com dois tablets disponíveis para ativar a experiência AR dos graffitis, aproximando o público das obras. Para conferir de perto, a mostra estreia dia 6 de maio, às 11h, e fica aberta ao público até 30 de julho com entrada gratuita.

É uma grande alegria levar parte do Beco Expandido para o Itaú Cultural. A realidade aumentada vem ganhando cada vez mais espaço em museus e exposições. Essa junção entre obras físicas e digitais torna a experiência dos visitantes ainda mais rica”, explica Arthur Boniconte.

Especializados no desenvolvimento de obras imersivas e interativas, o Midiadub teve como conceito principal dar vida a essas emblemáticas obras, e uma nova visão para seus espectadores, criando uma nova layer para as obras Quintessência, de Highraff e Carpas, Flores e Abelhas, de Binho Ribeiro.

Considerando a efemeridade da arte urbana, o Beco Expandido é um projeto lançado em 2020 que explorou em seu lançamento os grafites do emblemático Beco do Batman, amplificando a experiência, ressignificando o grafite e incentivando a audiência a levá-lo a novos espaços.  

O desafio foi unir tecnologias de computer vision e real-time spatial tracking com uma interface agradável e animações interativas em 3D para rodar em aparelhos smartphone que naturalmente não possuem alto poder computacional. Nosso foco foi colocar a experiência do usuário em primeiro lugar, valorizando a estética, contemplatividade e interatividade” explica André Mattos, diretor técnico do aplicativo.

Carpas, Flores e Abelhas de Binho Ribeiro, curador da mostra (Everson Verdião/Midiadub)

O estilo de vida urbano e uma necessidade visceral de expressão levaram Highraff a utilizar a cidade como tela para suas criações. O processo compulsivo de repetição de pinturas na rua contribui para o aprimoramento de sua linguagem e técnica, com características inconfundíveis. Uma dimensão imaginária que convida o espectador a novas possibilidades de interpretação da matéria e realidade.

Além das ruas: histórias do graffiti

De 6 de maio, a partir das 11h, a 30 de julho

Terças-feiras a sábado das 11h às 20h

Domingos e feriados das 11h às 19h

Concepção e realização: Itaú Cultural

Curadoria: Binho Ribeiro

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro

Piso térreo

Entrada: gratuita

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca