Home Entrevistas MC Soffia narra história de Aisholpan Nurgaiv em podcast revelador
MC Soffia narra história de Aisholpan Nurgaiv em podcast revelador

MC Soffia narra história de Aisholpan Nurgaiv em podcast revelador

por ZonaSuburbana

A rapper MC Soffia participa do mais recente episódio de Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes, projeto do B9 de narrativas de vida e aventuras de mulheres heroicas do mundo todo. Episódio conta a vida de uma menina de 13 anos que vence uma tradicional competição masculina de caça com águia, montada num cavalo.

Ilustração Aisholpan

Aisholpan Nurgaiv, uma menina de 13 anos da Mongólia, ganhou notoriedade mundial ao se tornar a primeira mulher a entrar e vencer a competição Golden Eagle, inspirando caçadoras de águias por muitos anos. É esta história inspiradora que a rapper MC Soffia narra no episódio lançado hoje (10/03), do podcast Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes.

Era uma vez uma garota que morava onde picos nevados raspavam o céu. Seu nome era Aisholpan. Por gerações, os nômades do Cazaquistão na Mongólia criaram águias douradas para caçar. O pai de Aisholpan era um dos melhores caçadores de águias, então ela pediu a ele que lhe ensinasse tudo o que sabia. Apesar do perigo, ela capturou e treinou sua própria águia nas montanhas geladas de Altai. Ela se tornou a primeira mulher a entrar – e vencer! – a competição Golden Eagle, inspirando caçadoras de águias por muitos anos.

Depois de arrebatar quase 2 milhões de plays, a primeira temporada deixou claro o sucesso do projeto. “O Histórias de Ninar nos emociona e entrega muito do nosso propósito como produtora. Os dados mostram que as histórias são ouvidas dezenas e dezenas de vezes por cada criança, ampliando desde pequenos a visão que eles têm do papel da mulher na sociedade e na história”, comenta Juliana Wallauer, uma das sócias do B9. “Tudo vale a pena para criar uma experiência que permite a imersão em um universo encantador e encantado onde meninas podem ser extraordinárias a partir de diferentes talentos”, completa.

Os primeiros episódios já estão disponíveis e toda quarta-feira, até dia 23/06, um novo episódio entra no ar em todas as plataformas de streaming de áudio. Mariana Ferrão, MC Soffia, Roberta Estrela D’Alva, Karina Oliani, Gabriela Manssur, Naruna Costa, Tassia Reis, Flavia Cintra, Stephanie Ribeiro, Lygia da Veiga Pereira e Alê Xavier são as vozes que dão vida às personagens escolhidas para essa temporada. 

O podcast Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes é inspirado na série de livros homônima, escrita por Elena Favilli e Francesca Cavallo, que traz a história de cem grandes mulheres revolucionárias. Sempre com a narração de uma mulher brasileira, relevante e inspiradora, o projeto autoral da publisher B9 estreou em maio de 2018. O sucesso angariou mais de  1.7 milhões de plays e, em janeiro de 2020, estreia a 2ª temporada com mais 11 novos episódios. Indicado para crianças a partir de 5 anos, o podcast é uma produção do B9 com patrocínio do banco Bradesco.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações