Home DiscosAlbum MC Gaspar Z’África lança álbum inédito intitulado “Hip-Hop Caboclo”
MC Gaspar - Hip-Hop Caboclo

MC Gaspar Z’África lança álbum inédito intitulado “Hip-Hop Caboclo”

por ZonaSuburbana

Dirigido por João Nascimento, o álbum “Hip-Hop Caboclo” apresenta ao público uma viagem musical que atravessa fronteiras territoriais, estéticas e sonoras da cultura popular brasileira em consonância com o universo do Hip-Hop, uma pesquisa fundamentada na pluralidade dos ritmos brasileiros de matrizes africanas e indígenas, nas métricas e poéticas dos cantadores das culturas populares, nas síncopas percussivas dos tambores, nas ladainhas e nas estórias contadas pelos mestres e mestras das regiões norte e nordeste do Brasil.

Um dos pioneiros da cultura Hip-Hop em São Paulo realizou viagens de pesquisa pelo norte e nordeste em busca das batidas brasileiras e produz disco inédito de rap embebido aos ritmos de matrizes africanas e indígenas do país.

Saímos em busca das batidas brasileiras e chegamos em outras periferias, percebemos que alguns elementos da cultura Hip-Hop que conhecemos em São Paulo, também estão presentes de maneira semelhante em outras diversas manifestações populares que encontramos nas regiões norte e nordeste do Brasil”, conta Gaspar ao percorrer milhares de quilômetros em terras distantes do extremo sul de São Paulo, local onde mora e idealizou o grupo Z’África Brasil no início da década de 90.

O álbum musical “Hip-Hop Caboclo” conta com participações especiais de importantes personagens da cultura brasileira: Dona Onete de Belém (PA), Mestre Zampa do Quilombo Barro Alto na Ilha de Marajó (PA), Mestre Amaral, Peixinho e Tião Carvalho de São Luís (MA), Mestre Avelino de Muritiba (BA), Tambores do Mundo de Salvador (BA) e Grupo Bongar de Olinda (PE).

O disco “Hip-Hop Caboclo” mistura as ambiências, ruídos e sonoridades inerentes às captações diretas que foram produzidas nos espaços, casas e terreiros dos artistas e personagens entrevistados durante as viagens realizadas entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Posteriormente, o material musical foi arranjado e concatenado com outros timbres eletrônicos e sobreposições de instrumentos convencionais que foram produzidos no estúdio

Kalakuta em São Paulo, gerando assim, timbres peculiares resultantes das combinações com as sonoridades oriundas da cultura Hip-Hop.

A transversalidade entre linguagens, culturas, gêneros e abordagens artísticas, são aspectos fundamentais desta obra, diante de uma necessidade de romper padrões, fórmulas e lugares não antes visitados por nós, o álbum busca expandir o olhar e a escuta para novas possibilidades de composição musical, convivências harmônicas e arranjos a partir de um espaço simbólico de construção artística, que valoriza o Hip-Hop em diálogo com as culturas regionais.” – destaca João Nascimento, produtor e co-idealizador do projeto.

Hip-Hop Caboclo” é um álbum composto por 10 faixas inéditas lançado nesta sexta-feira, 05 de março nas plataformas digitais.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações