Home Agenda MC Carol e KL Jay, são os convidados da próxima edição do Seguindo a Canção, parceria de conteúdo entre a Casa Natura Musical e Faculdade Descomplica
MC Carol e KL Jay, são os convidados da próxima edição do Seguindo a Canção, parceria de conteúdo entre a Casa Natura Musical e Faculdade Descomplica

MC Carol e KL Jay, são os convidados da próxima edição do Seguindo a Canção, parceria de conteúdo entre a Casa Natura Musical e Faculdade Descomplica

por ZonaSuburbana

A Casa Natura Musical e a  Faculdade Descomplica lançam no dia 18 de outubro, domingo, 20h, no Youtube da Faculdade Descomplica, o terceiro episódio da série Seguindo a Canção, com a participação da funkeira MC Carol e KL Jay – DJ do grupo Racionais MC’s, mediados pelo professor de história do Descomplica e um dos grandes embaixadores da EdTech, Renato Pellizari. O projeto Seguindo a Canção entende que a graduação vai além do estudo técnico e, por isso, propõe ao público a imersão em conversas entre artistas mediados por um dos principais nomes do Descomplica, apresentando algumas de suas principais canções e reverenciando músicas que marcaram a história do país – Já foram promovidos encontros virtuais entre Mc Tha e Leci Brandão e Zélia Duncan com Liniker.

O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, mas a ideia é que as trocas musicais e de histórias inspiracionais aconteçam de maneira fluida e acabem levando a audiência por uma viagem pela cultura e contexto político de outras épocas e pelas mais diferentes regiões e realidades sociais. Além disso, outros temas extremamente atuais que são debatidos no programa estarão presentes na ação de outubro, tais como: o debate sobre o racismo, a gordofobia, o machismo e a LGBTQfobia. Cultura e educação se unem para tornar a discussão ainda mais relevante.

Nesta edição, a conversa será em torno de Zé do Caroço, clássico do samba composto por Leci Brandão em 1978. O verso que norteia a conversa é “está nascendo um novo líder”, gancho utilizado para que os artistas conversem sobre a ligação do samba com o funk e o rap; as periferias de São Paulo e Niterói; gêneros musicais interseccionados com o samba; o preconceito musical numa esfera ampla e dentro da própria família; subgêneros do rap, como o trap e o grime, entre outros assuntos.

MC Carol aproveita para apresentar algumas de suas músicas centradas no funk (Minha Vó Tá Maluca e Meu Namorado é Maior Otário) e no rap (Não Foi Cabral, 100% Feminista e Delação Premiada, seu primeiro rap). KL Jay conta sobre as denúncias dos Racionais MC’s quanto a realidade da periferia paulistana dos anos 90 e como eles e outros artistas do rap nacional foram por muito tempo associados ao crime pela imprensa.

A perseguição pública em relação aos bailes funks, camadas sociais do país que foram atingidas pelo gênero, o movimento Vidas Negras Importam no Brasil e no mundo, as tentativas de criminalização do rap, samba e funk e o cenário geral desses movimentos foram temas abordados na conversa, além das pautas defendidas com frequência pelos artistas, como a luta contra a gordofobia, o anti-machismo e antirracismo.

Nesta primeira temporada do Seguindo a Canção, trouxemos o diálogo entre artistas de diferentes gerações e gêneros musicais, que têm em comum a busca por igualdade e diversidade em seus discursos e através de suas obras”, conta Michelly Mury, responsável pela curadoria do projeto.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações