Home Editorial Mão na massa: 10 dicas de como iniciar um podcast
Mão na massa: 10 dicas de como iniciar um podcast

Mão na massa: 10 dicas de como iniciar um podcast

por ZonaSuburbana

Uma das maiores tendências do momento é o podcast, não tenha dúvidas. Aqui mesmo, consumimos diversas entrevistas entre músicos e demais artistas.

Essa forma de mídia já está presente há alguns anos, mas teve um boom mesmo a partir de 2019 e provavelmente irá crescer ainda mais nos próximos.

Esse sucesso deve-se ao fato de que é algo fácil de produzir e mais fácil ainda de consumir.

A rotina corrida das pessoas faz com que elas busquem coisas rápidas e práticas em todas as áreas possíveis de seus cotidianos.

Desde eletrodomésticos e alimentação, até a forma de obter conhecimento e informação se transformaram em uma busca por praticidade. Neste grupo entram, definitivamente, os podcasts como meio de obter conhecimento, informação e entretenimento em um único lugar.

Afinal, o que é um podcast?

Podemos comparar o podcast com os programas de rádio, com a diferença de que o pode ser produzido por qualquer pessoa independente de sua formação.

Ainda, a vantagem do podcast em relação ao programa de rádio, é que ele fica gravado e pode ser distribuído em várias plataformas ao mesmo tempo, inclusive em vídeo para YouTube e redes sociais, além de streamings.

Assim, o conteúdo está sempre lá disponível, pronto para ser consumido a qualquer hora, em qualquer local e até mesmo enquanto realiza outras tarefas, como trabalhar, se deslocar para a escola ou trabalho, limpar a casa ou relaxar.

Posso ganhar dinheiro com isso?

Sem dúvidas, é possível ganhar dinheiro com podcasts. A pandemia mudou as formas de trabalho, muitas pessoas perderam seus empregos e começaram a empreender. Assim, o podcast pode tanto ser uma escolha para adquirir conhecimento, quanto se tornar sua nova forma de renda, compartilhando conhecimento com os outros.

Como iniciar um podcast

Se existe um assunto que você domina e ama falar a respeito, essa pode ser uma ótima fonte de renda. Mas não se engane: não é porque é algo fácil de fazer, que pode ser feito de qualquer jeito. Para você ter algum retorno, é preciso fazer as coisas do jeito certo e vamos enumerar dez dicas para iniciar um podcast de sucesso.

  1. Escolha um assunto – pense no que gostaria de falar e qual o público pode se interessar por ele. Então, você terá seu nicho e persona;
  1. Dê um nome para o podcast – de preferência, relacionado com o assunto ou o nicho e seja chamativo;
  1. Escolha o formato – você pode apresentar sozinho ou em grupo, pode fazer entrevistas com especialistas, bate-papo descontraído, conteúdo educacional, etc.;
  1. Crie um roteiro: isso o ajudará a conduzir o conteúdo de forma fluída e pode tanto ser texto corrido com escrita informal, ou tópicos. É importante que fique natural, sem parecer que está lendo o texto;
  1. Elabore um calendário editorial, para ter constância e fidelizar o seu público. Uma boa ideia é deixar alguns podcasts gravados, para não ficar sem conteúdo quando algum imprevisto acontecer;
  1. Escolha os equipamentos para gravar: não precisa ser muito elaborado, pode ser até o microfone do celular ou dos fones de ouvido e câmeras, se pretende estender os conteúdos para plataformas de vídeo. É bom ter cuidado com o ambiente para não vazar outros ruídos. Sempre teste antes;
  1. Aposte em um bom editor de vídeos e um editor de áudio com efeitos que deixem o podcast mais dinâmico e atrativo para seu público, independente da plataforma onde será acessado.
  1. Crie uma foto de capa interessante para os streamings em vídeo e uma miniatura atrativa para os vídeos;
  1. Escolha a plataforma que irá hospedar seu podcast. De preferência escolha uma onde você possa tanto gravar diretamente quanto importar um áudio que já tenha sido criado antes.
  1. Compartilhe seu podcast nas redes onde esteja a maior parte do seu público.

Aí estão algumas dicas que te ajudarão a criar e divulgar seu podcast e conquistar uma audiência fiel. Esperamos que você tenha gostado e consiga fazer sucesso com o seu podcast!

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações