spot_img
segunda-feira, abril 29, 2024

Últimos Posts

Lucca Truta, Deon e Kaminski lançam videoclipe “Bye”, produzido por alunos da Escola de Cinema do Maranhão

Aprender e vivenciar a prática cinematográfica: um dos objetivos centrais da primeira turma de “Produção de Videoclipe” da Escola de Cinema do Maranhão, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realizada entre os meses de dezembro de 2023 e março de 2024. Como trabalho de conclusão do curso, os alunos produziram o videoclipe da música “Bye”, dos artistas maranhenses Lucca Truta, Deon e Kaminski.

A turma contou com orientação dos professores Jessica Lauane, Paula Beatriz e Walber Sousa, que destacaram a importância da oferta do curso gratuito para interessados em desenvolver a prática audiovisual e cinematográfica.

Foram meses de muito aprendizado onde os alunos conheceram mais do universo do cinema, setores do audiovisual e aprenderam na prática a como realizar videoclipes. Obrigado a todos os alunos e parceiros que passaram por essa primeira turma. Viva o cinema!”, ressaltaram os professores.

Para Vitória Campos, estudante de jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e diretora do videoclipe de “Bye”, a experiência de participar da produção de um clipe e ainda poder dirigi-lo foi um momento ímpar, impulsionando sua trajetória no meio audiovisual.

A experiência de participar desta oficina foi incrível, porque eu pude confirmar o que eu já sabia, mas tinha medo de prosseguir, que é o audiovisual. Ser diretora foi muito bom, porque eu estou propagando uma história pra várias pessoas e fez com que abrisse diversos caminhos pra mim, do audiovisual à fotografia. Eu sempre quis trabalhar com cinema, que sempre foi meu refúgio e a oficina confirmou tudo que eu queria profissionalmente. Só tenho a agradecer pela Escola de Cinema, aos professores incríveis e a todos que participaram da produção do clipe. Eu me sinto totalmente orgulhosa pelo trabalho”, comemorou a diretora.

Além das referências a São Luís – com gravações em diversos pontos da cidade, outro destaque marcante do videoclipe de “Bye” é a celebração ao ritmo regueiro por meio de uma homenagem feita para a DJ Nega Glicia, pioneira do reggae feminino no Maranhão, que morreu no último mês de fevereiro, aos 46 anos.

A música “Bye” conta com três artistas que também integraram a Escola de Cinema do Maranhão: Lucca Truta, Deon e Kaminski. A faixa surgiu como uma homenagem aos encontros do trio em shows na capital maranhense e, também, como forma de referenciar a cultura hip-hop e, claro, a Ilha de São Luís.

‘Bye’ carrega a musicalidade que a gente tem como referência e que a nossa cidade também tem como referência. A gente procurou utilizar elementos do afrobeat, do reggae e uma base de piano, sem deixar de lado de onde a gente veio: que é a cultura hip-hop e o rap. A carga que essa música traz é justamente de vivências que cada um de nós como artistas tem. Experiências que nós temos em nossas vidas e, ao mesmo tempo, ser um som que consiga atingir o máximo de pessoas possíveis e que elas se identifiquem com isso também”, detalha Kaminski.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca