spot_img
sábado, abril 20, 2024

Últimos Posts

Galo de Luta, trabalhador e preso político por fogo em estátua de Borba Gato, lança clipe de rap, “Nação dos Trabalhadores”

Galo ganhou notoriedade há pouco mais de um ano quando passou a fazer vídeos relatando as péssimas condições de trabalho dos trabalhadores de aplicativo. Para além dos vídeos, Galo iniciou um trabalho de organização junto a colegas de categoria para lutar contra a precarização do trabalho, que resultou na organização coletiva dos “Entregadores Antifascistas”.

Recentemente, Galo voltou a ser notícia por fazer parte da Revolução Periférica, organização de luta da classe trabalhadora periférica que assumiu a responsabilidade da ação coletiva que pôs fogo na estátua de Borba Gato, bandeirante paulista que – como todo bandeirante – perseguia, matava e escravizava negros e indígenas. Após assumir participação no ato político e contribuir com as investigações, Galo foi e segue preso de forma ilegal e arbitrária, conforme apontam os principais advogados criminalistas do país.

No dia 01/08, um desembargador indeferiu o pedido liminar que pleiteava a revogação da prisão temporária de Galo, utilizando como fundamentação o fato de Galo fazer parte do movimento “Motoboys Antifascistas”, demonstrando o caráter político da decisão. A equipe jurídica de Galo informou que buscará reverter a decisão perante o Superior Tribunal de Justiça. Em apoio, manifestantes utilizam nas redes a hashtag #SoltaOGaloSTJ.

É nesse cenário, e em meio a declarações de solidariedade através de uma campanha nas redes por #LiberdadeParaGalo de organizações de esquerda, militantes e artistas como Don L, Djonga, Febem, Rodrigo Ogi e Emicida, que Galo de Luta lança seu clipe “Nação dos Trabalhadores”, um trap que convoca seu público à luta, fiel aos princípios do movimento hip hop: “Companheiras, companheiros / Trabalhadores do mundo inteiro / Unidos no mesmo sofrimento / Nesse momento, contra o tormento, eu sei / Que precisamos das notas de 100, mas / Dá meu revólver enquanto Jesus não vem”.

O que poucas pessoas sabem é que Galo de Luta já é MC há muito tempo, tendo o movimento hip hop enquanto um dos pilares de sua formação política, conforme conta em algumas entrevistas. O rapper já tem alguns sons na rua, como Arquétipo e Flow Kawaki, lançados em março de 2020 e 2019, respectivamente.

A música “Nação dos Trabalhadores” leva o nome de um projeto de Galo para construir consciência crítica nas favelas e conta com a participação de Primitivo1917 e a produção de Gorfo de Panda, ambos membros do coletivo audiovisual AK16, que recebeu Galo em São Carlos – SP em 2020 para realizar sua produção musical e audiovisual. Para além do clipe, o coletivo segue soltando em seu instagram mini episódios da visita que mostram a visão política revolucionária de Galo.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca