spot_img
sexta-feira, junho 14, 2024

Últimos Posts

Financiamento coletivo para viabilizar o livro “Assim Que É – A História do RZO”, está na reta final

O pesquisador e escritor Jeff Ferreira abre Financiamento Coletivo para viabilizar o lançamento do livro “Assim Que É – A História do RZO”, obra que revisita a trajetória e legado da Rapaziada da Zona Oeste. A campanha de crowdfunding via Catarse e inicia-se em 22 de março, com isso o escritor convoca os fãs do grupo, do Hip Hop e da literatura a apoiarem esse projeto feito de fã para fã.

O RZO é um dos mais emblemáticos grupos do rap brasileiro, nascido em 1987 nas ruas de Pirituba e capitaneados por Helião e Sandrão, ao longo dos anos ganharam acréscimo de vários artistas de peso como o DJ CiaDJ Negro RicoDJ LooAnderson Franja, Marrom, Nego Vando, Negro Útil, Nego Jam e Calado, também revelaram para cena os talentos de SabotageDBS e Negra Li.

A Rapaziada da Zona Oeste iniciou sua discografia em 1993 com o pouco falado álbum Vida Brazileira, mas foi em 1996 que receberam holofotes com a música “O Trem”. Em 1999, com aporte do Racionais MC’s lançam o clássico “Todos São Manos”, disco que figura entre os maiores da nossa música.

Em 2003 vem a consolidação com o épico “Evolução É Uma Coisa”, depois o grupo se dispersa e cada integrante parte para um projeto solo, como os trabalhos Helião & Negra Li e o disco “Guerreiro, Guerreira”, de 2004, e a trajetória de Sandrão em EPs próprios, pelo cinema e com o coletivo Wu-Brasil, um braço do Wu-Tang Clan em nosso país. No final dos anos 2000 o grupo esboça um retorno, o qual é efetivado em 2014 e chancelado em 2017 com o moderno álbum “Quem Tá No Jogo”.

Toda essa trajetória do RZO é contada em detalhes no livro “Assim Que É”, onde Jeff Ferreira nos apresenta uma minuciosa pesquisa elaborada durante os últimos anos, e para qual, o autor recorreu a recortes de jornais, matérias em revistas, textos de sites e blogs, podcasts e lives, além de entrevistas e da discografia da Rapaziada da Zona Oeste, construindo um material que conta de forma ímpar esse importante capítulo do rap nacional.

O livro “Assim Que É – A História do RZO” é um esforço coletivo e foi feito com diversas mãos: Gagui IDV, apresentador do podcast Resenha do Rap assina a revisão da obra, Paulo Brazil, colunista do portal Oganpazan ficou a encargo da preparação e imagens.

A foto da capa é do lendário Alexandre de Maio, editor responsável pela revista Rap Brasil, um dos maiores veículos de comunicação do nosso Hip Hop nos anos 2000. Já a capa foi elaborada pelo designer Carlos Felipe Hecht.

Capa do livro “Assim Que É – A História do RZO”

O livro ainda tem apoio cultural de diversas fontes como a Mutante RádioResenha do RapSubmundo do SomOganpazanRAPresentandoBocada ForteHip Hop Sem MaquiagemRap Longa VidaPrograma Consciência Brasileira, Suria, Noticiário Periférico, DOC Sujo, Vídeos Raros do Rap Nacional, Rap Original RNS e do programa de punk rock Punkada.

A obra é lançada pela estreante Dando a Letra, uma editora voltada para o universo literário do Hip Hop e música underground, prometendo novos lançamentos sobre o tema e de seguir como um forte selo em prol da literatura marginal e musical, possibilitando que artistas de periferia consigam idealizar o sonho de ser publicado.

O Financiamento Coletivo vem no intuito de viabilizar o projeto, 70% do valor arrecadado será empregado na produção do livro, como impressão, projeto gráfico, registro da obra e logística para entregar o livro aos apoiadores. 13% serão pagos ao Catarse, ferramenta que faz a ponte entre o projeto e apoiadores (inclusive permitindo que o apoio seja parcelado no cartão de crédito) e os 17% restantes serão empregados na disposição das recompensas, para cada tipo de apoio um brinde será atribuído; como marcadores de páginas, adesivos, pôsteres e o livro 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua, também de autoria de Jeff Ferreira.

Conheça mais sobre o projeto, a campanha e apoie! (clique aqui)

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca