Home EditorialDinossaurosRAP Financiamento coletivo para viabilizar o livro “Assim Que É – A História do RZO”, está na reta final
Financiamento coletivo para viabilizar o livro “Assim Que É - A História do RZO” está na reta final

Financiamento coletivo para viabilizar o livro “Assim Que É – A História do RZO”, está na reta final

por ZonaSuburbana

O pesquisador e escritor Jeff Ferreira abre Financiamento Coletivo para viabilizar o lançamento do livro “Assim Que É – A História do RZO”, obra que revisita a trajetória e legado da Rapaziada da Zona Oeste. A campanha de crowdfunding via Catarse e inicia-se em 22 de março, com isso o escritor convoca os fãs do grupo, do Hip Hop e da literatura a apoiarem esse projeto feito de fã para fã.

O RZO é um dos mais emblemáticos grupos do rap brasileiro, nascido em 1987 nas ruas de Pirituba e capitaneados por Helião e Sandrão, ao longo dos anos ganharam acréscimo de vários artistas de peso como o DJ CiaDJ Negro RicoDJ LooAnderson Franja, Marrom, Nego Vando, Negro Útil, Nego Jam e Calado, também revelaram para cena os talentos de SabotageDBS e Negra Li.

A Rapaziada da Zona Oeste iniciou sua discografia em 1993 com o pouco falado álbum Vida Brazileira, mas foi em 1996 que receberam holofotes com a música “O Trem”. Em 1999, com aporte do Racionais MC’s lançam o clássico “Todos São Manos”, disco que figura entre os maiores da nossa música.

Em 2003 vem a consolidação com o épico “Evolução É Uma Coisa”, depois o grupo se dispersa e cada integrante parte para um projeto solo, como os trabalhos Helião & Negra Li e o disco “Guerreiro, Guerreira”, de 2004, e a trajetória de Sandrão em EPs próprios, pelo cinema e com o coletivo Wu-Brasil, um braço do Wu-Tang Clan em nosso país. No final dos anos 2000 o grupo esboça um retorno, o qual é efetivado em 2014 e chancelado em 2017 com o moderno álbum “Quem Tá No Jogo”.

Toda essa trajetória do RZO é contada em detalhes no livro “Assim Que É”, onde Jeff Ferreira nos apresenta uma minuciosa pesquisa elaborada durante os últimos anos, e para qual, o autor recorreu a recortes de jornais, matérias em revistas, textos de sites e blogs, podcasts e lives, além de entrevistas e da discografia da Rapaziada da Zona Oeste, construindo um material que conta de forma ímpar esse importante capítulo do rap nacional.

O livro “Assim Que É – A História do RZO” é um esforço coletivo e foi feito com diversas mãos: Gagui IDV, apresentador do podcast Resenha do Rap assina a revisão da obra, Paulo Brazil, colunista do portal Oganpazan ficou a encargo da preparação e imagens.

A foto da capa é do lendário Alexandre de Maio, editor responsável pela revista Rap Brasil, um dos maiores veículos de comunicação do nosso Hip Hop nos anos 2000. Já a capa foi elaborada pelo designer Carlos Felipe Hecht.

Capa do livro “Assim Que É – A História do RZO”

O livro ainda tem apoio cultural de diversas fontes como a Mutante RádioResenha do RapSubmundo do SomOganpazanRAPresentandoBocada ForteHip Hop Sem MaquiagemRap Longa VidaPrograma Consciência Brasileira, Suria, Noticiário Periférico, DOC Sujo, Vídeos Raros do Rap Nacional, Rap Original RNS e do programa de punk rock Punkada.

A obra é lançada pela estreante Dando a Letra, uma editora voltada para o universo literário do Hip Hop e música underground, prometendo novos lançamentos sobre o tema e de seguir como um forte selo em prol da literatura marginal e musical, possibilitando que artistas de periferia consigam idealizar o sonho de ser publicado.

O Financiamento Coletivo vem no intuito de viabilizar o projeto, 70% do valor arrecadado será empregado na produção do livro, como impressão, projeto gráfico, registro da obra e logística para entregar o livro aos apoiadores. 13% serão pagos ao Catarse, ferramenta que faz a ponte entre o projeto e apoiadores (inclusive permitindo que o apoio seja parcelado no cartão de crédito) e os 17% restantes serão empregados na disposição das recompensas, para cada tipo de apoio um brinde será atribuído; como marcadores de páginas, adesivos, pôsteres e o livro 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua, também de autoria de Jeff Ferreira.

Conheça mais sobre o projeto, a campanha e apoie! (clique aqui)

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações