Home Rap Nacional Fabio Brazza lança “De Volta ao Passado” — single é uma reflexão sobre consequências

Fabio Brazza lança “De Volta ao Passado” — single é uma reflexão sobre consequências

por ZonaSuburbana

Fabio Brazza sempre deixou claro que suas músicas eram traduções de inquietações em rap e poesia. Fazendo referência a Vladimir Maiakovski e sua famosa frase que define a arte como um martelo para forjar o mundo, e não um espelho para refletí-lo, o rapper optou por liberar o single “De Volta ao Passado” antes do lançamento na íntegra de seu quinto álbum. O clipe produzido por Samukera está disponível no canal do YouTube. Com auxílio de Daniel Tatit e Marcelo Calbucci na composição, a canção conta com Hélio Bentes na interpretação.

A atmosfera épica e espiritual da música, combinada ao canto forte de Hélio, potencializa a mensagem por trás de “De Volta ao Passado”. Sobre as injustiças do passado e eventos que mancharam a história do Brasil e do mundo, Fabio Brazza traz uma reflexão a respeito das consequências drásticas de ações que transformaram a humanidade. Ao ser perguntado sobre como quer que os fãs se sintam ao ouvir o single, ele responde sobre a importância de reconhecer o peso do presente, do agora: “A nossa história é nosso passado, banhado de tragédias, tiranias… Somos heranças disso, é nossa obrigação tentar construir um futuro em que nossos filhos possam viver melhor, ter orgulho de nós”.

Gravada em estúdio apenas um dia antes da quarentena ser decretada, uma frase do single remete ao período: “se eu pudesse saber de onde o vírus viria, avisaria o mundo antes que virasse pandemia”. Com isso, enfatiza-se o poder que o ser humano tem de transformar o que será considerado passado daqui um mês ou um ano. “O momento pede reflexões como essa: se eu pudesse salvar uma vida ficando em casa, eu sairia? Se tivesse que me posicionar contra o presidente, que evoca um passado tirano e enaltece tortura, eu faria? Esses dilemas morais que eu trago do passado já estão gritando por atenção. É nossa obrigação lutar para que não se repita”, comenta Brazza

Cinco anos após o lançamento de seu primeiro álbum, um Brazza mais maduro prepara terreno para “Isso não é um disco de rap”, previsto para junho. O trabalho conta com batidas modernas e um artista saindo de sua zona de conforto, fazendo jus à sua trajetória. “De Volta ao Passado” é continuação de “De Volta para o Futuro”, música lançada em 2016. Com a mesma temática, ambas trazem versos de protestos que remetem ao agora.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações