Home Noticias Escritor Rodrigo Ciríaco representa literatura periférica na Europa!

Escritor Rodrigo Ciríaco representa literatura periférica na Europa!

por Dj Abraão

Educador da periferia de São Paulo é convidado para debates na Itália, Bélgica e França…

O educador e escritor Rodrigo Ciríaco, 31 anos,  representa o Brasil – e parte da literatura marginal-periférica – em terras europeias nos próximos dias. Entre 13 e 30 de março, o autor passará pela Itália, Bélgica e França para fazer divulgação de seu trabalho como contista, educador e ativista cultural.

A viagem faz parte de um edital da Fundação Biblioteca Nacional para a Promoção da Literatura Brasileira no Exterior. O convite veio da Anacaona (http://www.anacaona.fr) editora francesa que em 2011 publicou o livro “Je Suis Favela”, que traz contos de Marcelino Freire, Ferréz, Marçal Aquino, Sacolinha, Alessandro Buzo, Rodrigo Ciríaco entre outros traduzidos para o francês. Rodrigo participará de atividades ao lado de Ferréz e Marçal Aquino, também contemplados com o edital.

Entre as atividades que o educador e escritor participará, destacam-se leitura e debate com estudantes da Universidade de Milão (ITA), Universidade Livre de Bruxelas (BEL) e Universidade de Sorbonne (FRA), além de mesas redondas no 33º Salão do Livro de Paris. O autor fará ainda encontros e oficinas com grupos de pesquisa da cidade de Poitiers (FRA), grupos de estudo da literatura latino-americana e visita em escolas com turmas de Língua Portuguesa na cidade de Paris.

Nesta oportunidade será lançado também a coletânea “Io Sono Favela” (http://iosonofavela.it/), tradução para o italiano do livro homônimo, também pela Editions Anacaona.

“Estou muito feliz por ter esta oportunidade, pela maneira como aconteceu: o encontro feito pela editora dos meus textos através da Internet em 2009, o convite para a tradução, agora a viagem com recursos da Fundação Biblioteca Nacional. Ainda mais sendo eu o único entre os autores que nunca publicou livros por uma grande editora, é acreditar que seu trabalho tem consistência”, afirma. “A responsabilidade é grande: mostrar, além da militância cultural, social, que temos qualidade literária, e quem sabe assim manter as portas abertas para que outros parceiros e parceiras tenham esta mesma oportunidade em um futuro próximo”, comenta o escritor.

O autor e o Sarau dos Mesquiteiros

Rodrigo Ciríaco é escritor, educador e também autor do livro de contos “Te Pego Lá Fora” (Edições Toró, 2008) e participou da coletânea francesa “Je Suis Favela”, com contos traduzidos e publicados pela Editora Anacoana em 2011.

O Sarau dos Mesquiteiros acontece semanalmente no Jardim Verônica – Ermelino Matrarazzo, na zona leste de São Paulo, com o tema “Um por Todos, Todos por Um”, procurando valorizar o trabalho coletivo, solidário e cooperativo, além do protagonismo juvenil.

Serviço – Para acompanhar informações sobre a viagem e as atividades relacionadas, acompanhe o blog de Rodrigo Ciríaco: www.efeito-colateral.blogspot.com

Por: Jéssica Balbino

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações