Home Editorial Downhill, Freestyle, Megarampa e mais 7 modalidade de Skate que você precisa conhecer

Downhill, Freestyle, Megarampa e mais 7 modalidade de Skate que você precisa conhecer

por Arthur Venturi Vasen

Percebemos, em muitas quebradas de todo o Brasil, que existe uma grande ligação entre o Skate e o Rap. E não são poucos os eventos de Skate que tocam Rap ou grupos de Skatistas que, enquanto treinam, botam o Rap no som para se inspirarem. Mas muita gente que vem do Rap não está totalmente familiarizada com os tipos de competição que a galera do Skate faz.

A partir dos conteúdos presentes no site Skateboard Brasil, o ZonaSuburbana fez essa matéria especialmente para você que frequentemente fica perdido quando o assunto é Skate. Confira as 10 principais modalidades de Skate que você precisa conhecer:

megarampa110 – Skate Megarrampa

É a modalidade mais conhecida, especialmente pelo campeonato X-Games. Ela surgiu com as ideias do skatista Danny Way e foi primeiramente criada por John Tyson. Trata-se, basicamente, de uma grande rampa que, no Brasil, tem 112 metros de extensão e 30 metros de altura. Além do Skate existem competições de megarrampa também com patins.

09 – Skate Mountainboard

É a modalidade onde os skatistas descem uma montanha. O skate, nessas competições, é adaptado com rodas e pneus, tem eixos mais largos e muitas vezes tem suportes para prender o pé no shape.

slalom08 – Skate Slalom

É praticado com skates menores e mais estreitos e favorece skatistas que gostam de fazer manobras delicadas como ultrapassar cones e balizas, fazer zigue-zague de forma técnica, precisa e rápida.

07 – Skate Banks

É a modalidade praticada em piscinas de skate menos verticais, geralmente com 2 metros de altura no máximo. Foi criada no final dos anos 70 nos EUA e praticada em piscinas vazias (sem água).

06 – Skate Bowl

São praticadas em piscinas (com paredes de transição) e surgiu nos EUA no começo dos anos 70. Os primeiros Skate Parks (parques de Skate) foram criadas nesse modelo e, com o tempo, foram se tornando mais arredondadas na forma de bacias e daí o nome Bowl (que em inglês significa bacia).

05 – Skate Freestyle

É o estilo que favorece os skatistas que curtem manobras mais artísticas. Geralmente praticados em lugares planos e não muito grandes, o estilo livre permite que o skatista coloque os pés ou as mãos no chão, o skate de cabeça para baixo ou outra posição que permita ao skatista ser criativo sem deixar de se preocupar com a técnica.

04 – Skate Minirrampahalfpipe-12

A minirrampa é praticada em half-pipes (como se fosse metade de um cano cortado) de mais ou menos 2m de altura no geral.

03 – Skate Downhill Slide

É praticado em ladeiras e o objetivo é descer a ladeira fazendo slides (quando o skate dá uma derrapada lateral no asfalto, o que o fazer desacelerar para que o skatista chegue ao final da prova com uma velocidade nem muito grande, nem muito baixa).

02 – Skate Longboard

É praticada com skates com o shape bem maior do que o convencional com pelo menos 38 polegadas e podendo chegar a até 50 polegadas ou mais.

01 – Skate Street

É a modalidade mais comum que 90% dos skatistas costumam praticar. Ela surgiu entre os anos 70 e 80 nos EUA e é praticado com o skate convencional (shape médio e com rodinhas pequenas) com manobras que podem ser tanto de velocidade quanto de slide. Lembra muito o freestyle e é praticada em quaisquer elementos da cidade como corrimãos, bancos, escadas e o que mais a criatividade do skatista permitir.

Você pode gosta

1 comentário

O que o skate pode ensinar às escolas? 02/10/2019 - 16:48

[…] atualiza para 8,5 milhões o número de skatistas no Brasil Downhill, freestyle, megarampa e mais 7 modalidades de skate que você precisa conhecer Manobras de Skate para Profissionais SLS – Street League […]

Resposta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações