terça-feira, junho 16, 2026

Últimos Posts

DJ KL Jay toca em programação gratuita com debate sobre Direito à Cidade, na Matilha Cultural

No mês de outubro prossegue a programação cultural da instalação artística Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, que conecta arte, política de drogas, uso da terra e justiça climática, na Matilha Cultural, centro independente cultural no centro da cidade de São Paulo.

No dia 9 de outubro, às 19 horas, o espaço receberá o Boteco Brasileiro de Política de Drogas – Debate sobre Direito à Cidade, com participação de Dona Carmen Silva, liderança do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e figura central nas lutas por moradia em São Paulo, Joice Berth, escritora, arquiteta e urbanista, Dudu Ribeiro, historiador, diretor executivo e cofundador da Iniciativa Negra e Ediane Maria, deputada estadual, educadora e militante de base da periferia. A mediação será da socióloga e cofundadora da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira. Ao final da roda de conversa haverá discotecagem de DJ KL Jay, integrante dos Racionais MC’s e referência da cena hip hop nacional. Os ingressos para as atividades devem ser solicitados via Sympla.

A programação gratuita e diversa faz parte do festival Ocupação IN dez anos, um roteiro de cursos, oficinas, cine-debates e encontros semanais que estimula o diálogo crítico entre especialistas, lideranças comunitárias e movimentos sociais. Até novembro, estão previstos shows de Pagode na Lata, Linn da Quebrada, Família Tamarineira, Ti.ram.ba.ço, DJ Jorge Snipes e Banda Aláfia.

Ao integrar a programação da mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, do projeto socioambiental Intersecção, a atividade reafirma a proposta de conectar diferentes linguagens e perspectivas para discutir essas interseccionalidades como estratégia para a resolução de problemas coletivos.

A instalação artística tem curadoria da VIST Projects com parceria da Matilha Cultural. A mostra utiliza uma narrativa visual para ilustrar as sobreposições entre a violência decorrente das atuais políticas de drogas e a crise climática, apresentando dez relatos de personagens de diferentes contextos e lugares ao longo das regiões produtoras, de trânsito e de consumo da cadeia de valor da coca e da cocaína na América Latina.

No espaço também há uma galeria de fotos do mexicano Yael Martinéz e de Rafael Vilela, ganhador do POY-Latam 2025, importante premiação de fotografia documental, com registros da vida na Cracolândia, e um glossário ilustrado de termos mais frequentes no debate sobre política de drogas e plantas proibidas.

SERVIÇO
Ocupação Matilha Cultural

Um projeto Intersecção – Política de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
Mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza
 

Data: 23 de setembro a 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 20h, de terça a domingo
Visitas monitoradas: das 14h às 20h, de terça a sábado
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542- República – São Paulo

PROGRAMAÇÃO

9 de outubro – quinta-feira
Boteco Brasileiro de Política de Drogas
Tema: Debate sobre Direito à Cidade
Horário: 19h
Participantes: Dona Carmen Silva, Joice Berth, Dudu Ribeiro e Ediane Maria
Mediação: Nathália Oliveira.
Encerramento com discotecagem de DJ KL Jay

16 de outubro – quinta-feira
Cine-debate: Território em Fluxo
Horário: 19h
Participantes: Raquel Rolnik, Marcos Felipe e Marcos Vinícius Maia
Mediação: Bruna Imani
Encerramento apresentação musical do grupo Pagode na Lata.

1º de novembro – sábado
Boteco – Lançamento do livro Como Nasce um Miliciano
Horário: 19h
Participantes: Cecília Olliveira, Rebeca Lerer e Bruno Paes Manso
Mediação: Nathália Oliveira
Encerramento musical com grupo Ti.ram.ba.ço

6 de novembro – quinta-feira
Cine Memória e Reparação
Horário: 19h
Filmes: Sambista de Rua Não Morre Sem Glória, Cartografias de Bamba e Mães de Maio – Não Tivemos Tempo de Ter Medo
Participantes: Giba, Mônica Gomes e Débora Silva
Mediação: Paulo César Ramos
Encerramento com show da Família Tamarineira

18 de novembro  terça-feira
Show Banda Aláfia 
Horário: 19 horas

Ingressos: via Sympla 
Entrada gratuita

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.

Acessibilidade para pessoas com locomoção restrita

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca