Diretamente do centro do Brasil, o grupo Dequebra é formado por Chicão MC, DeJAH, Félix NV e Fala Ribeiro, do entorno sul do Distrito Federal. Para marcar seu nome no cenário rap nacional, o grupo apresentou ao público um curta-metragem para o single “Traficantes de Poesia”, com participação de Luciano Costa.
A produção é assinada por Mosheh music que investe em arranjos latinos, bem ao estilo Pablo Escobar com flows variados e líricas surpreendentes.
O filme conta com a produção da Iabubu Produções e constrói uma narrativa intrigante onde os MCs atuam como traficantes que abastecem a comunidade de poesia, em uma logística típica de crime organizado. Mas a poesia incomoda as autoridades e um dia a casa cai, desencadeando em reviravoltas e num final emocionante. A história também nos conduz a uma reflexão sobre a marginalização da poesia de rua, do rap e do improviso. É um grito de todos os MCs de batalha, poetas de sarais e músicos independentes do DF e entorno, contra a repressão policial e o preconceito da sociedade.