Home Agenda Debate sobre representatividade negra está no centro da MIT+
Debate sobre representatividade negra está no centro da MIT+

Debate sobre representatividade negra está no centro da MIT+

por RAPLongaVida

O debate sobre o racismo, muito presente e atual na sociedade, é um dos destaques do streaming MIT+ (mitmais.org), plataforma online da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp. Com material exclusivo, dentre espetáculos, entrevistas e oficinas, a plataforma de pesquisa e experiência em artes cênicas traz importantes conteúdos para os usuários cadastrados no site.

Como parte do acervo da MITsp, um dos conteúdos de maior importância do debate sobre o racismo é o Seminário Discursos sobre o Não Dito, com curadoria de Leda Maria Martins, Eugênio Lima, e Luis Fernando Azevedo, que aconteceu na MITsp em 2016 e 2017. O destaque vai para Mesa Feminismo Negro: Conhecimento E Autodeterminaçãocom a participação da feminista e filósofa brasileira Djamila Ribeiro, que em conjunto com a socióloga norte-americana Patricia Collins, falam sobre a construção social do feminismo negro. 

Na mesa, as participantes discorrem sobre a construção social do feminismo negro, os elementos constitutivos desse pensamento, suas distinções e os desafios que estão postos na contemporaneidade, fazendo uma reflexão sobre os desdobramentos da escravidão negra e as formas do racismo no Brasil e no mundo.

Outro conteúdo de destaque na plataforma é o Fórum Descolonização, que possui vídeos do acervo das três mesas redondas realizadas nas edições anteriores da MITsp, abordando diversos aspectos de questões sociais e históricas, traçando paralelos sobre o passado colonial e questões atuais. Neste fórum, destaque para a mesa “Corpos Insurgentes e suas Singularidades”, que trata da possibilidade de desafiar discursos hegemônicos e autoritários que a sociedade impõe aos corpos negros, femininos, indígenas e transexuais, e para o debate “O Periférico Movimento das Margens”, que aponta uma reflexão importante sobre sobre a invisibilidade das periferias e de outras regiões marginalizadas.

Todos os vídeos disponíveis na plataforma MIT são do acervo da MITsp, mostrando que o  debate racial – permeia as atividades da MITsp desde as primeiras edições..

O público consegue encontrar os conteúdos acima mencionados no ícone “Olhares Críticos” em “EXPLORAR”, na plataforma mitmais.org, além de outras mesas, fóruns e seminários que fazem parte do acervo de todos os anos em que a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo aconteceu. 

Debate do racismo no Brasil e no mundo

O seminário “Discursos sobre o Não Dito” é outro importante conteúdo que traz o debate sobre os desdobramentos da escravidão negra. Com uma programação composta por artistas e pensadores de distintas áreas do conhecimento, há o debate sobre a imagem da negritude e as formas do racismo no Brasil e no mundo, como a mesa “Feminismo Negro” e a “Negritude e Branquitude”.

No seminário em questão, os curadores Eugênio Lima, José Fernando Peixoto de Azevedo e Leda Maria Martins falam sobre essa programação, a curadoria de todo o conteúdo exibido e os pensamentos que guiaram as atividades.

“O impacto foi trazer conhecimento transversal sobre o assunto, ou seja, fazer uma discussão ampliada no campo da diáspora negra, nas duas edições de 2016 e 2017. O “Discursos sobre o Não Dito” deu vazão à construção e, principalmente, pelo papel em descolonizar o conhecimento e questionar a centralidade da branquitude. Essa é a grande função do ‘Discursos sobre o Não Dito’, tomando um papel importante sobre a discussão do privilégio”, pontua Lima. 

Confira alguns vídeos de destaque sobre o tema na MIT+

Mesa Feminismo Negro: Conhecimento e autodeterminação: http://bit.ly/MesaFeminismoNegro

Mesa Negritude e Branquitude: Complexificando as discussões sobre raça e as estruturas e privilégio: http://bit.ly/MesaNegritudeeBranquitude

Diálogos Transversais sobre Black Off: http://bit.ly/DialogosTransversais

Fórum Descolonização: o periférico movimento das margens: http://bit.ly/ForumDescolonizacao

Mesa com Convidados: Discurso sobre o Não Dito: http://bit.ly/NaoDito

Pensamentos em processo com Ntando Cele: http://bit.ly/PensamentosNtandoCele

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações